Lançamento da segunda edição do Cidadão do Mundo foi realizado na cidade de Pinheiro

O Governo do Estado abriu as inscrições para o processo seletivo do Programa Cidadão do Mundo. Em sua segunda edição, o programa de intercâmbio internacional, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), selecionará 70 jovens para participar de cursos de idioma estrangeiro em países cuja língua pátria seja inglês, francês ou espanhol. Podem concorrer alunos egressos do ensino médio da rede pública, de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou de fundação sem fins lucrativos.

“O Cidadão do Mundo é um programa bem-sucedido e que neste momento iniciamos a segunda edição, cujo objetivo fundamental é democratizar o acesso e a oportunidade de intercâmbio internacional aos estudantes que são egressos da escola pública de ensino médio. Neste sentido ele é um marco por ser o primeiro programa de intercâmbio internacional do Governo do Estado para os estudantes maranhenses”, observou o secretário da Secti, Jhonatan Almada, durante o lançamento do edital do programa, que está disponível no site www.secti.ma.gov.br, para inscrições até o dia 23 de julho.
A cerimônia de lançamento do edital foi realizada no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no município de Pinheiro, na última quarta-feira (22). Na ocasião, também foi lançado o Plano de Trabalho da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) pelo diretor-presidente da Fundação, Alex Oliveira. O lançamento do edital em uma cidade do interior do estado está alinhado com a proposta de descentralização das políticas públicas preconizada pelo governador Flávio Dino.
“Nós não acreditamos que vamos transformar o Maranhão centralizados ou ilhados em São Luís. Aqui se faz ciência, aqui se produz conhecimento, então o nosso papel à frente da Secretaria, juntamente com a Fapema, é incentivar e fomentar o máximo possível para que vocês sintam-se estimulados em desenvolver um bom trabalho”, disse o secretário Jhonatan Almada em seu pronunciamento a professores, pesquisadores, estudantes e lideranças presentes na cerimônia.
Ao falar sobre o programa, o diretor da Fapema, Alex Oliveira, disse que o Cidadão do Mundo é uma importante oportunidade para os jovens maranhenses conhecerem outras experiências e participarem de outros processos de conhecimento. “É uma oportunidade que estamos apresentando aqui em Pinheiro e isso demostra também que o Maranhão não é apenas São Luís. Aqui nós estamos ampliando a possibilidade de que jovens do interior do estado participem desse programa e de outros editais da Fapema”, ressaltou.
O diretor do Campus de Pinheiro da UFMA, Rickley Marques, disse que esta é a primeira vez que um secretário de Ciência e Tecnologia realiza a abertura de um programa de Governo na cidade de Pinheiro. “Fiquei muito satisfeito com a iniciativa. A gente sabe de todas as dificuldades que o Brasil passa financeiramente, o Maranhão não é diferente, mas o Governo continua investindo e ajudando a juventude a conhecer o mundo, querendo cada vez mais estreitar a relação entre as universidades, a Secretaria e a Fapema”, observou o diretor.

Como concorrer

As inscrições para seleção no Cidadão do Mundo devem ser feitas por meio do endereço eletrônico http://web.secti.ma.gov.br/cidadaodomundo, com preenchimento do formulário eletrônico. No momento da inscrição, juntamente com seus dados, o candidato deverá informar o idioma pretendido (inglês, francês ou espanhol), dentre as opções constantes no edital. Serão selecionados 120 candidatos para concorrer as 30 vagas de inglês, 120 candidatos para concorrer às 30 trinta vagas de espanhol e 60 candidatos para concorrer às dez vagas de francês.
Além da exigência de ser egresso de escola pública e ter entre 18 e 24 anos, o candidato precisa ainda estar cursando qualquer graduação há, pelo menos, um ano em uma instituição de ensino superior e ter obtido, ao longo do ano imediatamente antecedente à inscrição no programa, aprovação com média acima da nota sete (ou equivalente) em todas as matérias cursadas.
O processo seletivo será realizado em três etapas de caráter classificatório e eliminatório. O primeiro filtro de seleção é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a entrega da documentação. O segundo filtro é o curso de imersão. É facultado aos candidatos de outros municípios que não puderem participar da etapa do curso de imersão em línguas estrangeiras em São Luís, por motivo de força maior, a realizar somente o teste final, de caráter eliminatório, mediante prévio teste de nivelamento a ser realizado em São Luís.