São Luís - Com 23 milhões de atendimento contabilizados, o Viva Cidadão completou, nessa segunda-feira (4), 15 anos de funcionamento e bons serviços prestados à comunidade. Hoje, o órgão é um facilitador de serviços públicos que reúne qualidade, eficiência e atende à população em São Luís e também no interior do Maranhão. A data foi comemorada com solenidade realizada no Viva da Praia Grande, com presença da governadora Roseana Sarney; dos secretários Luís Fernando Silva (Casa Civil e interino de Infraestrutura), Luiza Oliveira (Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania), Olga Simão (Cultura), José Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária), da gerente do Viva Cidadão, Graça Jacintho; da presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Anildes Cruz; e do vice-presidente do TRE, desembargador José Bernardo Silva, entre outras autoridades.
Antes do início da solenidade, a governadora Roseana Sarney visitou as instalações do órgão, conversou com funcionários, com usuários dos serviços e entregou ao agente administrativo Rogério Assad, a Carteira de Trabalho produzida por meio de processo digital. Ela também fez o recadastramento eleitoral no sistema biométrico - identificação pela impressão digital.
Roseana Sarney disse que o Viva é um serviço de utilidade pública que beneficia milhares de maranhenses. “Aqui, na Praia Grande, foi a primeira unidade do Viva e estamos expandindo os trabalhos e os serviços para a população. Fora as unidades fixas, temos também a unidade móvel (montada em um caminhão), que percorre todo o Maranhão com emissão de carteira de trabalho, certidão nascimento, carteira de motorista, título de eleitor, tudo feito num só lugar para que o cidadão não tenha que ficar se deslocando”, observou a governadora.
Durante a solenidade, que teve direito a banda de música e à apresentação teatral de grupo formado por funcionários e ex-funcionários do órgão, foi feita uma homenagem a Luciano Moreira, secretário de Estado e deputado federal, que faleceu em 2011 e muito contribuiu para a implementação do Viva Cidadão, órgão agora vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc).
Fortalecimento da cidadania
O Viva Cidadão foi idealizado pela governadora Roseana Sarney com a missão de fortalecer o exercício da cidadania, facilitando o acesso da comunidade a ações de qualidade na prestação de serviços públicos. Hoje conta com 28 unidades, sendo 13 fixas e 12 móveis, com índice de satisfação sempre acima de 95%.
“Nós estamos completando 15 anos hoje com vários serviços que garantem mais cidadania à população maranhense. Não somente aqui na grande Ilha, mas toda a população mais carente, comunidades quilombolas, indígenas que recebem orientações acessando e exercitando a cidadania no estado como um todo”, destacou a secretária Luiza Oliveira.
Modernização
Como forma de melhorar os serviços hoje o órgão está trabalhando na modernização dos espaços destinados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran); e à revitalização de alguns serviços, como a Carteira de Trabalho digitalizada, para a qual está havendo treinamento na unidade da Praia Grande, em São Luís, e em Imperatriz. “O Programa Minha Casa Minha Vida também é facilitado hoje com um estudo que estamos realizando pelo Viva Cidadão. A expansão e modernização dos serviços é para facilitação da cidadania”, contou Luiza Oliveira.
A gerente do Viva Cidadão, Graça Jacintho, afirmou que a demanda do órgão é permanente e o Governo do Estado tem dado sua resposta garantindo cada vez mais serviços e com mais qualidade, o que tem proporcionado a satisfação das pessoas que procuram o órgão. “O Viva Cidadão é resultado de várias parcerias e também do trabalho e determinação de seus servidores, que não podemos deixar de agradecer. Para nós, é muito gratificante termos servidores com muita determinação para garantir a satisfação da população”, disse Graça Jacintho.
Quem faz uso dos serviços do Viva só tem elogios a fazer. “Aqui, já resolvi muitas coisas, sem ter que sair de órgão em órgão, às vezes, bem distantes uns dos outros”, disse o ajudante de obra Pedro Ferreira. “Essa é uma iniciativa que tem que ser elogiada. Um grande benefício para a população”, completou o agente administrativo Rogério Assad.
Vivo Cidadão em números
Unidades fixas
Em São Luís: Praia Grande, João Paulo e Jaracati Shopping
No interior: Imperatriz, Carolina, Presidente Dutra, São Bento, Caxias, Balsas, Açailândia, Santa Inês, Pinheiro, Coroatá
Anexos: São José de Ribamar, Maternidades Marly Sarney e Benedito Leite
Unidades Móveis: 9 Rodoviárias, 1 Ferroviária e 2 Alternativas
Unidade a ser implantada: Viana
Quantidade de Agentes Públicos no órgão: 1.079
Quantidade de atendimentos: 23 milhões de atendimentos ao longo desses 15 anos
Grau de satisfação: 95% (soma de ótimo e bom)
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