Abertura do treinamento de profissionais que atuarão nos centros de educação integral

Cinco dias de integração e compartilhamento sobre as bases teóricas e metodológicas dos Centros Educa Mais. Este é o objetivo que reuniu mais de 550 profissionais da educação que atuarão nos 25 novos centros de educação integral em implantação no Estado, na Formação Inicial que começou nessa segunda-feira (19) e prosseguirá até a próxima sexta-feira (23).
A formação, que conta com a participação de gestores e professores da Educação em Tempo Integral, está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e a Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, a formação da equipe gestora e de professores dos Centros contribui de forma decisiva para o alinhamento do trabalho pedagógico nos Centros Educa Mais, destacando-se como uma ação estratégica de promoção de um perfil de excelência pedagógica e a constante qualificação da rede, conforme estabelecido no Plano Estadual de Educação.
"Este é um processo muito importante, realizado sob comando direto do governador Flávio Dino. Antes nós não tínhamos nem uma escola de Tempo Integral. Implementamos o modelo com 11 em 2017 e, agora, outras 25 entrarão em funcionamento, beneficiando mais de 10 mil estudantes, na rede atendida pela Seduc, além dos IEMAS. E ter um momento como esse para apresentar a proposta dos Centros Educa Mais a gestores, professores e auxiliares das escolas, é convidar todos esses profissionais a trabalhar junto com a gente em busca do sucesso deste modelo de ensino", pontuou Felipe Camarão.
Um dos parceiros do Governo do Estado na implantação da educação em tempo integral no Maranhão é o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), que contribuiu, com sucesso, com a implementação desse modelo de ensino em diversos centros escolares do Brasil, desde 2015.
João Freitas, representante do ICE e coordenador de implantação dos Centros Educa Mais no Maranhão, destaca a importância da formação. "Quando a equipe escolar está apropriada, conhece as metodologias e está trabalhando alinhada em torno de uma estratégia comum, de um modelo comum, os jovens se percebem como protagonistas. Então essa formação inicial é importante para que esse processo de implantação da educação integral no Maranhão possa avançar", enfatizou.
"Estamos aqui com uma grande expectativa, um ânimo muito grande, para aprender e levar para nossa escola o que nos for repassado nesses dias, que está nos preparando para o acolhimento dos nossos estudantes a partir de março. Esse projeto da escola em tempo integral implantado pelo governador Flávio Dino é inovador, audacioso, que nos dá uma perspectiva muito boa. Em Pedreiras, temos alunos de vários municípios que foram se matricular em nossa escola por conta deste modelo de ensino", disse a gestora do Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire, em Pedreiras, Iaciara Rios.
O gestor do Centro Educa Mais Tancredo de Almeida Neves, Antônio de Alcântara, veio de Imperatriz para participar da formação e destacou a expectativa de toda a comunidade escolar com a implantação do Centro em sua cidade. "A esperança daquela região é grandiosa. Fizemos uma capacitação da equipe gestora em janeiro e hoje estamos com nossos professores e supervisores aqui, com a expectativa de grande aprendizado e de levarmos um conhecimento maior para trabalhar neste novo modelo adotado para a educação do Maranhão, que é uma escola em tempo integral, que traz uma nova perspectiva de aprendizado para os alunos maranhenses", falou.

Educa Mais no Maranhão

Os Centros Educa Mais integram o Programa Escola Digna, que visa consolidar ações educativas objetivando a execução de políticas educacionais condizentes às orientações do Plano Nacional de Educação. E fazem parte da política educacional do Governo do Maranhão, que tem foco na melhoria da qualidade da educação no estado.
A política educacional de Tempo Integral da Rede Estadual, considerando o Projeto de Vida dos estudantes e o protagonismo juvenil como base da proposta pedagógica, fomenta um projeto educacional que visa a formação holística dos estudantes na perspectiva do atendimento em tempo integral. (Luana Müriella - Ascom)