O governador Flávio Dino recebeu, na manhã dessa segunda-feira (5), os alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) que foram premiados no Torneio Internacional de Robótica (ITR), realizado em João Pessoa nos dias 02 e 03 de junho. Com mais esta vitória - já é a quinta competição, em todas foram ganhadores - os estudantes embarcam agora para a Japão, nos dias 27 a 30 de julho, marcando o nome do Maranhão no cenário da robótica internacional.
O Torneio em João Pessoa reuniu 220 equipes de países da América do Sul como Argentina, Uruguai e Paraguai. Dentre as equipes, 150 foram do Brasil. A equipe do Iema foi formada por três alunos da unidade de São Luís, três da unidade de Pindaré-Mirim e mais dois professores. O grupo se apresentou em cinco modalidades: dança, viagem ao centro da terra, resgate no plano, resgate de alto risco e cabo de guerra.
O governador Flávio Dino recebeu os estudantes e professores, elogiou o esforço, a dedicação e a vitória dos meninos e meninas, lembrando do esforço da gestão do Governo do Estado para investir em educação de qualidade e transformadora. E estes estudantes são a prova de que este modelo está dando certo.
"No Iema eles têm uma educação diferenciada, porque é educação profissionalizante em tempo integral, eles tem estímulos a participar de outras atividades além, claro, da sala de aula, e os resultado estão aparecendo. Neste caso da robótica, há uma linha de trabalho muito bem sucedida no Iema, foram vários prêmios, mostrando que estão emprenhados, interessados, com criatividade e esse é modelo que vamos expandidos cada vez mais, com novos Iemas, novas escolas em tempo integral", pontuou o governador, que ainda lembrou: "Há estados que passaram 20 anos para chegar neste patamar e nós estamos acelerando esse processo no Maranhão, infelizmente não houve este investimento no passado, agora está tendo e temos 18 escola de tempo integral e até o fim do nosso Governo queremos entregar pelo menos o dobro disso, saindo de zero para 40 escolas de tempo integral".
Os Iemas têm sido investimento prioritário. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, esteve na recepção aos alunos e lembrou que a vitória continua dos meninos é resultado do esforço pessoal, mas também coletivo da gestão ao longo dos últimos dois anos e meio. "A robótica educacional faz parte do currículo do Iema, nós a incluímos enquanto diretriz operacional, ela é um conteúdo de suporte para aprendizado de outras áreas e nós ficamos muito felizes como esse resultado, sobretudo porque é um reconhecimento externo, de uma instancia isenta, de uma banca internacional, que olha o que nós estamos investindo e atesta a qualidade disto", defendeu o secretário.
O professor Fábio Azevedo coordena Robótica nos Iema e diz que a tendência é que isso se consolide ainda mais, porque há uma coordenação de robótica educacional que trabalha nas sete unidades existentes. E isso vem mudando a realidade dentro da sala de aula, são alunos mais comprometidos e aplicados. "A gente está tendo todo o amparo, todo o suporte com isso quem ganha são os alunos, a gente tem alunos que era média 5 e 6 e hoje são media 9 e 10, o projeto a gente incentiva o aluno a estudar porque para ele entrar na robótica tem que ter média 8, nós temos unidades de 300 alunos, 200 aptos a praticar robótica, quer dizer, o objetivo é elevar os índices do Maranhão", contou.
E o que aconteceu com o aluno Miguel Arcângelo, do Iema de Pindaré-Mirim, comprova essa transformação. "A robótica influenciou muito nas matéria de exata, porque inclui a eletrônica, matemática, química e também um pouco de outras matérias, como a História, e isso melhorou até meu rendimento escolar, porque acabei me aprofundando em todas a matéria. O Iema tem uma garde diferença, inclusive no meu projeto de vida", relatou o estudante, que acaba de chegar de João Pessoa e embarcará para o Japão.
Torneio
O conjunto do Iema consagrou-se campeão geral do ITR, conquistando o 1º lugar nas categorias cabo de guerra e resgate de alto risco, e a 2ª posição em dança e cabo de guerra. Formada pelos alunos Miguel Arcângelo (agropecuária/Pindaré), Matheus Celen (Recurso Pesqueiro/Pindaré), Suzana Carla (Agropecuária/Pindaré), Ana Célia (Meio Ambiente/São Luís), Yann Christian (Informática/São Luís), Amanda Diniz (Informática/São Luís), e pelos professores Fabio Aurélio e Thiago Gomes, a vitoriosa equipe do Iema ratifica o incentivo e a vocação do instituto na área de robótica.
A equipe conseguiu credenciamento com a vitória de Portugal, que foi primeiro lugar em país estrangeiro. Agora levará para o Japão um robô que vai dançar bumba boi. (Mariana Salgado)
Comentários