O governador Flávio Dino e o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, participaram nessa sexta-feira (24) de debates sobre o cenário da indústria imobiliária do país. Temas como o atual estágio do ‘Minha Casa, Minha Vida’ e do Pacto sobre Distratos, decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre Corretagem Apartada e o Código Florestal, foram discutidos durante reunião da Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CII/CBIC).
Em seu discurso, o governador Flávio Dino destacou que o diálogo entre o poder público e a iniciativa privada é importante para a busca de investimentos e soluções de problemas, sobretudo, em tempos agudos de crise econômica nacional. “Fiz questão de estar aqui porque a CBCI está em nosso Estado e é uma oportunidade importante que nós temos de fazer convergir esforços”, disse o governador.
Simplício Araújo também destacou o amplo diálogo com as entidades ligadas ao setor. Segundo ele, a crise econômica atingiu o segmento que é responsável por uma parte significativa dos postos de trabalhos gerados no Estado. “Sabemos que o Brasil atravessa uma crise e que logo saíra mais forte e em busca de novos desafios. Entretanto, temos feito nosso papel, de apoiar as entidades do setor, buscando que os empreendimentos que irão se instalar no estado utilizem empresas e mão de obra maranhense, a fim de impulsionar empregos e a geração de renda no Maranhão”, afirmou.
Diversos empresários do ramo da construção civil, representantes de sindicatos do ramo, além de autoridades e entidades empresariais, estiveram presentes durante o evento. O presidente da CBIC, José Carlos Martins, destacou que é preciso ter atenção nesse momento, tendo em vista, o novo momento em que vive o Brasil. “Nós vivemos um momento ímpar na nossa história. Nós sabemos das necessidades desses ajustes macroeconômicos, e precisamos entender que este momento que nós estamos vivendo é diferente, por isso precisamos desse debate”.
Edimilson Pires, presidente em exercício do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon), pontuou o relacionamento com o Executivo Estadual. “A presença e interlocução do Governo tem sido significativa, e tem sido muito importante para esse debate, principalmente, para o mercado da construção civil e imobiliária no Estado. Nós estamos vivendo um momento singular no país e esse apoio do Governo é uma âncora. Recebemos vários empresários do Brasil e isso é algo novo e preponderante para o Maranhão”, disse o presidente.
Publicado em Regional na Edição Nº 15642
Comentários