O governador Flávio Dino e a diretora geral do Detran, Larissa Abdalla, lançam nesta quarta-feira (4), às 9h, no Palácio dos Leões, o movimento ‘Maio Amarelo’, o CNH Rural 2016 e o prêmio prefeito do trânsito. Todas as campanhas e ações governamentais a serem lançadas nesta quarta pretendem estimular a educação para o trânsito e reduzir o número de acidentes de trânsito no Maranhão.
O movimento ‘Maio Amarelo’ é uma campanha criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Durante todo o mês, o ‘Maio Amarelo’ mobiliza diversos segmentos e realiza, em parceria com as instituições, uma série de estratégias pela segurança no trânsito.
A ideia do programa CNH Rural é facilitar para a população rural o desempenho de atividades do cotidiano, garantindo locomoção para o trabalho e para o desempenho das atividades agroeconômicas, de forma segura. O CNH Rural custeou, em 2015, carteiras de habilitação na categoria A (motos), para trabalhadores rurais com mais de 21 anos. No primeiro ano do programa foram oferecidas 2.100 vagas, distribuídas nos 14 territórios rurais do Maranhão, sendo 150 vagas para cada região.
Já o projeto “Prefeito Defensor da Vida no Trânsito”, que foi lançado pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, em 2015, pretende premiar as prefeituras com melhor desempenho na aplicação de políticas públicas voltadas para a melhoria do trânsito nas cidades.
Publicado em Regional na Edição Nº 15597
Comentários