O governador Flávio Dino recebeu na tarde dessa sexta-feira (10) a delegação do Vietnã, composta pelo embaixador Nguyen Van Kien, a embaixatriz Luong Le Hien, o ministro comercial PhamBaUong e o secretário do embaixador Le Tung Son. A recepção à comitiva foi para estreitar relações comerciais e apresentar as potencialidades do Maranhão.
O governador Flávio Dino ressaltou durante o encontro a importância da visita de Nguyen Van Kien como primeiro passo para a construção de uma agenda bilateral exitosa nas relações comerciais entre o Maranhão e o Vietnã.
“O Vietnã faz parte de uma história de superação. O povo de lá tem muita força e vontade de vencer, assim como a nossa população maranhense. Temos o mesmo objetivo de crescer e superar as dificuldades econômicas. Esta visita é para estreitar relações e compartilhar experiências tecnológicas e comerciais. Os resultados nós teremos com o tempo, mas a vinda da delegação já significa uma importante abertura de diálogo”, afirmou o governador.
O embaixador Nguyen considera o Maranhão um estado rico e batalhador, e já planeja um breve retorno. “Gostei muito do que vi sobre as potencialidades comerciais do Maranhão, além do povo ser hospitaleiro. Faço um convite ao governador para que possa conhecer as particularidades do Vietnã”.
Também esteve na recepção ao embaixador o vice-governador Carlos Brandão, bem como os secretários Simplício Araújo (Indústria e Comércio), Marcelo Tavares (Casa Civil) e Márcio Jerry (Articulação Política e Assuntos Federativos).
Porto do Itaqui
Um dos pontos debatidos no encontro foi a localização estratégica do Maranhão, fundamental para o mercado de exportação e importação de produtos, além da apresentação das riquezas naturais do estado. Por esta razão, foram apresentados à delegação os mercados potenciais do Maranhão por meio do Porto do Itaqui, bem como a infraestrutura portuária, o Terminal de Grãos (Tegram) e os projetos de expansão, como o novo píer petroleiro que está sendo concluído e o berço 108.
Comentários