O governador Flávio Dino foi um dos homenageados na solenidade de comemoração dos 162 anos de fundação da Associação Comercial do Maranhão (ACM), realizada na noite de quarta-feira (31), na sede na entidade. Ele recebeu das mãos da presidente da ACM, Luzia Rezende, e do presidente do Conselho Superior da ACM, Edésio Menezes Barros, uma placa em homenagem aos trabalhos realizados pelo Governo do Estado em parceria com a classe empresarial, criando um ambiente de diálogo e participação.
Em seu discurso, o governador Flávio Dino destacou a associação da entidade empresarial mais antiga do estado com a trajetória de desenvolvimento do Maranhão. “Já atravessa várias fases da história do Brasil e do Maranhão e sempre conjugou corretamente o propósito de ser uma entidade reivindicativa dos interesses dos empresários, ao mesmo tempo em que é uma entidade formuladora, de projetos, sugestões, de planos que são aproveitados ao longo deste mais de século e meio”, destacou.
Flávio Dino realçou também a sinergia existente entre a Associação e o Governo do Estado, que tem dialogado constantemente, inclusive integrando o Conselho Empresarial do Maranhão (CEMA), instalado no início desta gestão e que tem dado grande contribuição ao empresariado maranhense. “De modo que estar presente aqui é uma maneira de homenagear toda a classe empresarial do Maranhão”, enfatizou.
Para Flávio Dino, a homenagem significa a superação das dificuldades econômicas e políticas existentes no Brasil atualmente, já que no Maranhão o clima de entendimento e diálogo se mantém com todos os segmentos, inclusive com o empresariado que é fundamental para a superação da atual crise, com a geração de emprego e renda.
“Estamos comemorando o fato de o Maranhão no mês de julho ter sido o estado do Nordeste que mais gerou empregos e o 4º do Brasil apesar de todas as dificuldades. Significa que essa união de esforços está produzindo resultados e nós agradecemos tanto a homenagem, quanto a parceria da Associação Comercial do Maranhão”, reiterou o governador.
A programação da solenidade foi aberta com o lançamento da reedição da obra ‘História do Comércio do Maranhão’, de autoria de Jerônimo de Viveiros e Mário Meireles, que receberam homenagens in memoriam. Também receberam deferência da ACM os jornais O Imparcial, Jornal Pequeno e O Estado do Maranhão, empresas que possuem mais de 50 anos de atuação no estado.
A presidente Luzia Rezende explicou que a justa homenagem ao governador Flávio Dino representa o relevante conjunto de medidas adotadas pelo Governo do Maranhão, “em ambiente de diálogo e participação, no sentido de fortalecer a economia local, estimular o desenvolvimento empresarial, valorizar as micro e pequenas empresas, promover a geração de oportunidades cidadania, e inclusão social”.
Sobre a ACM - A Associação Comercial do Maranhão foi fundada em 21 de agosto de 1854. O primeiro presidente da ACM foi o comendador João Gualberto da Costa, figura eminente da sociedade da época. No ano de 1878, sob o comando de José da Cunha Santo Júnior, transformou-se na Associação Comercial do Maranhão.
Atualmente, a ACM é uma das entidades de classe mais antigas e importantes do Estado, integrante do Conselho Empresarial do Maranhão. Presidida pela empresária Maria Luzia Fonseca Rezende, primeira mulher a presidir a casa.
Comentários