Governador Flávio Dino entregou outorga de estágios a estudantes no Palácio dos Leões

A chance de estagiar em outro país, de aprender uma nova língua e cultura e aprimorar conhecimentos está sendo garantida, pelo Governo do Maranhão, a 22 alunos de graduação, mestrado e doutorado, através do programa 'Cidadão do Mundo, Estágio Internacional'. Os bolsistas selecionados pelo edital do programa receberam, das mãos do governador Flávio Dino, na tarde dessa quarta-feira (26), o termo de outorga para participar do intercâmbio em nove países.
Em conversa com os alunos, o governo ressaltou a preocupação da gestão em investir em formação e qualificação, ainda mais fora do país, quando o estudante, com a troca de experiências, volta com mais conhecimento para ser empregado no estado.
"Dezenas de jovens, na verdade já passamos para centenas, que participam do programa Cidadão do Mundo nas suas várias modalidades, estão tendo a oportunidade de trocar conhecimento, de ter acesso a novas realidades culturais, entender que o conhecimento historicamente acumulado é produzido em rede e coletivamente, por isso é muito importante que haja oportunidades como esta. Com isso eles vão aprimorar o seu engajamento nas pesquisas, desenvolver ainda mais seus talentos e servir de exemplo para que outros tantos se animem a ter essa oportunidade", disse o governador Flávio Dino.
Ele ainda completou explicando que "ao mesmo tempo que faz com que as políticas do Governo do Maranhão para essa área do intercâmbio internacional se fortaleçam exatamente porque demonstram seu êxito, sua importância e imprescindibilidade para o Maranhão", finalizou o governador Flávio Dino.
O programa 'Cidadão do Mundo, Estágio Internacional' é uma realização da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Para ele foram selecionados 17 projetos, contemplando 22 alunos que estagiarão em instituições de ensino ou pesquisa, empresas ou prefeitura na Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Índia Inglaterra, Itália e Portugal.
"O processo de seleção se deu através de um edital da Fapema, uma chamada pública para todos alunos das instituições de ensino superior do estado do Maranhão públicas e privadas. Na concorrência, era preciso que apresentassem um professor orientador no Maranhão, uma anuência do laboratório e da unidade que eles iriam desenvolver um estágio no exterior e também o professor orientador também no exterior", explicou o presidente da Fapema, Alex Oliveira.
Entre os alunos que receberam a outorga, o sentimento era de animação e gratidão. Alcimar Ribeiro é estudante de mestrado em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) relatou que esta é a realização de um sonho. "Sem dúvida uma oportunidade única, sempre quis estudar no exterior, e, agora, na reta final do mestrado consegui esse estágio. Serão três meses numa universidade em Aveiro, em Portugal, que lá estuda a mesma coisa que o meu mestrado aqui na UEMA, então o que eu vi aqui, vou tentar comparar com que eu vou ver lá e na minha volta vou poder aplicar em São Luís", defendeu o geógrafo.