A Força Estadual de Saúde (Fesma) segue ampliando o número de profissionais para qualificar o atendimento voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e combate a situações de risco epidemiológico nos 30 municípios que fazem parte do Plano de Ações Mais IDH. O governador Flávio Dino recebeu, na manhã deste sábado (15), no Palácio dos Leões, os novos médicos que integrarão a equipe da Fesma e sublinhou a importância da iniciativa para a população maranhense.
Ao todo, dez novos médicos se juntam aos mais de 100 especialistas na área de saúde das equipes multiprofissionais, que atuam com o foco principal na diminuição da mortalidade infantil, mortalidade materna, diabetes, hipertensão, saúde das populações indígenas e grupos com maior vulnerabilidade nos 30 municípios com menor IDH do Maranhão. Com seis meses de atuação - desde o mês de abril quando a iniciativa foi implementada de forma permanente - a Fesma já realizou mais de 228 mil atendimentos.
Durante o diálogo com os novos médicos e alguns que já trabalham na Fesma desde o ano passado, quando foi iniciado o projeto piloto, o governador Flávio Dino ressaltou que esse é um projeto do Governo do Estado considerado autenticamente estruturante de um novo momento da saúde no Maranhão e no Brasil. "A Fesma é uma das coisas mais certas que a gente faz no nosso Governo", pontuou.
Para o governador Flávio Dino, a Força Estadual de Saúde é uma iniciativa que muda a cultura política e a forma de ver as políticas públicas, e é uma tarefa tão grande que se trata de um esforço coletivo, que deve ser apropriado por muita gente para funcionar. "É um investimento de longo curso, não é algo instantâneo, portanto está na contramão da lógica dominante. Tem essa característica de ser uma opção pelo caminho certo, autenticamente duradouro. E nós acreditamos muito no trabalho da Fesma", reiterou.
Ele enfatizou ainda que as dimensões assistencial, preventiva e política transformam a Força Estadual de Saúde em uma iniciativa que ratifica a visão do Governo de levar oportunidades e justiça social a todos os maranhenses. "A Fesma não muda apenas a epiderme das relações sociais. Por isso, a importância do engajamento de novos profissionais", disse aos médicos.
O secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, destacou que a ampliação tem o objetivo de dar um atendimento qualificado para o avanço dos resultados importantes na dimensão da atenção básica. "Nós precisamos fortalecer essa estrutura assistencial. A presença de mais médicos na Força só vai engrandecer o nosso trabalho", destacou.
Emoção e expectativas
Durante o diálogo entre o governador Flávio Dino e a equipe que compõe a Fesma, vários médicos que já atuam desde quando o projeto piloto foi iniciado, ainda no ano passado, se emocionaram ao falar das experiências vividas durante os atendimentos, sobretudo em povoados mais distantes.
O médico Vinícius Aguiar, que atua no município de Cajari, contou que a Força é uma iniciativa transformadora que tem sido muito bem recebida pela população que passou anos sem nenhuma assistência em saúde. "A gratidão das pessoas que nos recebem é uma das coisas mais marcantes na vivência da Fesma", relatou.
Helton Contâncio, que trabalhará no município de Brejo de Areia, disse que os depoimentos dos colegas que já fazem parte da Fesma é inspirador, e a expectativa para começar a atuar é a maior possível. "Com certeza esse é um trabalho transformador e único nas nossas vidas", destacou. (Rafael Arrais)
Comentários