“Todos os recursos que entraram nos cofres públicos nesses 115 dias do meu governo estão sendo gastos e continuarão durante todo o meu mandato, na sua essência, em favor da população”, foi assim que a prefeita de Açailândia, Gleide Santos, iniciou entrevista sobre os quatro meses de sua gestão à frente da cidade açailandense.
Segundo ela, “o marco de 115 dias do governo Gleide Santos não fugiu às características da sua luta de campanha que foi sempre o de priorizar a saúde da população que sofria com os desmandos praticados nos últimos 08 anos ao município. Os avanços já puderam ser sentidos principalmente no hospital municipal que estava entregue, literalmente, às baratas e ratos e tomado pelo lixo, como foi constatado pelo secretário de Saúde, Denison Gigante, em sua primeira visita”.
Em apenas 115 dias, a prefeita imprimiu a sua marca de mulher guerreira, determinada e sensível às necessidades da população. De forma transparente e com a participação popular, a prefeita emplacou uma nova e eficaz forma de governar: com diálogo com a comunidade mais carente e também com setores empresariais e industriais; sempre primando pelo planejamento; e principalmente, com metas concretas e resultados possíveis de alcançar. Em apenas 100 dias a população de Açailândia já pôde mensurar os resultados de uma nova prática de governar essa terra – a chamada marca Gleide Santos de administrar.
O caos encontrado na cidade, em praticamente todas as áreas, não foi motivo de esmorecimento da afirmou Gleide. “Muito pelo contrário, me incentivou a enfrentá-los desde o primeiro dia de governo. Os serviços públicos encontravam-se desorganizados pela falta de um processo legítimo de transição e o sumiço de HDs de computadores e documentos oficiais, mas que já começaram a ser restabelecidos e normalizados, alcançando melhorias significativas a cada dia no atendimento à população”.
Em apenas 115 dias a nova administração de Açailândia reformou todas as escolas da rede pública de ensino, garantindo a normalidade do ano letivo no município; os professores tiveram assegurado o direito a 1/3 de férias negados pela antiga administração; a limpeza urbana já teve melhorias significativas e voltará à sua normalidade com a aquisição de mais 03 compactadores; a Secretaria de Saúde recebeu novos veículos; foi deflagrada uma operação conjunta com a Defesa Civil do município, do Estado e da União nas áreas de erosão e uma solução já está a caminho; as ruas esburacadas, herança maldita deixada pela administração anterior, estão sendo recuperadas com a deflagração da operação tapa-buracos; os eventos culturais, como Açai Gospel e festas juninas, esquecidos ao longo do tempo, estão sendo restabelecidos e apoiados; além da garantia da manutenção e ampliação do Açai Folia, festa tradicional do aniversário da cidade; enfim, por toda a cidade é sentida a presença do governo Gleide Santos, detectando os problemas e encaminhando soluções.
Ao mesmo tempo em que enfrenta o caos herdado, o governo municipal prepara o futuro, saneando a situação administrativa e financeira, formulando projetos e preparando um plano de investimentos ousado que mudará a história política e administrativa de Açailândia.
Outra marca da prefeita Gleide Santos é o diálogo com a comunidade, indo aos bairros, ouvindo o povo e conhecendo as suas necessidades; conversando com os empresários; lideranças políticas e fazendo desse início da sua administração um exercício de democracia e respeito à cidadania do seu povo.
“Dentro das condições que foram encontradas a cidade de Açailândia e das limitações impostas pelo tempo, o que foi realizado no município ainda é muito pouco para o que a cidade precisa, mas a autoavaliação que faço desses 115 dias é que daqui tiro a certeza de que, com a participação de toda a sociedade açailandense, as propostas que apresentei em campanha serão implementadas e tenho certeza que Açailândia viverá uma nova história”, concluiu.