São Luís - As medidas para fortalecimento das Unidades Regionais de Educação (UREs), que serão implementadas a partir do início do próximo ano letivo, anunciadas pelo secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, foram bem recebidas pelos gestores que participaram do encontro de trabalho, realizado, nestas quinta (24) e sexta-feiras (25), em Barreirinhas.
De acordo com Bringel, as UREs desempenham um papel preponderante no desenvolvimento de ações que resultem na melhoria coletiva dos indicadores educacionais do estado. Entre as ações para fortalecimento das UREs, está a implantação de um modelo de governança corporativa para nortear o sistema, nomeação de novos professores e calendário específico para a rede estadual de ensino como serviço essencial, além de outras medidas.
A gestora da URE de Pedreiras, Cláudia Tereza Brasil Cantanhede, destacou o encontro de trabalho em Barreirinhas como muito produtivo, justificando que gerou expectativas positivas para o próximo ano letivo. De acordo com Cláudia Brasil, os gestores entenderam o chamamento para maior dedicação no desempenho de suas funções, com o foco voltado para a melhoria dos indicadores educacionais na rede estadual de ensino.
“A partir do ano letivo de 2012, a educação na rede estadual será diferente, com o novo tratamento das UREs anunciado pelo secretário João Bernardo Bringel, com a implantação de um novo e moderno projeto administrativo”, avaliou o gestor regional de Barra do Corda, José Benones Lopes de Souza.
Benones ressaltou que a nova proposta apresentada pela Secretaria de Educação (Seduc) e as ações de excelência a serem executadas irão resultar na melhoria da qualidade de ensino e no processo de aprendizagem dos alunos em sala de aula. “Os gestores irão iniciar o ano com ‘os pés no chão’ em busca de soluções para os desafios existentes na educação da rede estadual”, completou.
Para a gestora de Codó, Raimunda Sousa da Silva, a reunião de trabalho em Barreirinhas foi mais um processo de uma aproximação com a equipe da Seduc em busca de resolução de questões que envolvem as regionais.
Ela acredita que os gestores saíram do evento esperançosos com os projetos para o setor de ensino. “O secretário de Educação foi transparente em suas colocações sobre as ações que serão implementadas a partir do próximo ano letivo”, pontuou.
Na avaliação da gestora de São João dos Patos, Rilda Lúcia de Sousa Oliveira, as propostas apresentadas pela Seduc vêm de encontro às expectativas de todos os gestores para a melhoria da qualidade de educação ofertada na rede estadual de ensino. A gestora de São João dos Patos comentou que o encontro serviu com um estímulo para o trabalho que será desenvolvido por todos os gestores das UREs para que a educação do Maranhão avance nos indicadores educacionais. Neste sentido, ela acrescentou que o trabalho será focado no fortalecimento do conhecimento básico dos estudantes para que possam acessar as universidades.
Rilda Lúcia frisou que sua regional é complexa porque abrange 16 municípios, com quase 20 mil alunos, com diversas escolas instaladas em locais de difícil acesso. Reconheceu que a Seduc, por meio de sua equipe técnica, não tem medido esforços para garantir o suporte necessário para o bom funcionamento das escolas e destacou que a Secretaria sinalizou com propostas otimistas para operacionalizar o sistema educacional da URE de São João dos Patos. (J. França)
Publicado em Regional na Edição Nº 14264
Comentários