Gestores escolares de 80 escolas da rede estadual de ensino de São Luís reuniram-se, nesta quarta-feira (27), no auditório do Liceu Maranhense, para discutir diretrizes referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e socializar as ações exitosas que estão sendo desenvolvidas pelas escolas estaduais para melhorar o desempenho dos estudantes no exame em 2011.
Promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Avaliação Escolar (Suave) e da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, o encontro possibilitou a apresentação de ações trabalhadas nas escolas em 2010, e a discussão dos mecanismos para o bom aproveitamento no Enem.
“Nossa escola trabalhou mecanismos de reforço escolar, visando elevar o índice de aproveitamento qualitativo no Enem de 2010. A resposta e os números foram positivos e ao final do processo tivemos um número satisfatório de aprovação e ingresso em instituições de ensino superior”, comentou Antônia Rosa Leite, gestora do Centro de Ensino Benedito Leite.
Segundo Deurivan Sampaio, gestor geral do Liceu Maranhense, a escola tem um histórico de aprovações em vestibulares e em outras edições do Enem. Deurivan informou que no ano passado foi realizado um trabalho que focalizou a leitura e a interpretação de textos que são pontos que precisam ser mais trabalhados entre os alunos.
“O ponto de partida foi fazer com que o aluno conhecesse o processo de avaliação proposto pelo Enem. Em seguida, trabalhamos o processo de interpretação das questões e da sua aplicabilidade no dia a dia. É importante frisar que esse exercício é realizado durante todo o ano e acreditamos que esse seja o segredo dos nossos índices de aprovação serem tão relevantes”, ressaltou.
Durante o encontro, foram discutidos os resultados do simulado do Enem, realizado em 2010 e a preparação para o teste deste ano. A Suave também informou aos gestores sobre a distribuição do “Kit Enem 2011”, composto por oito fascículos (dois para cada área do conhecimento), para os alunos da 3ª série do Ensino Médio. Neste Kit, o aluno ainda vai encontrar um código de acesso às aulas, que serão oferecidas via internet.
“A Seduc está trabalhando com o foco no desempenho dos nossos alunos no Enem. Nesse sentido, estamos conjugando esforços para que possamos criar estratégias que venham a garantir aos nossos alunos um grande aproveitamento no exame em 2011. Dessa forma, estamos orientando os gestores a trabalharem de forma mais enfática os assuntos que fazem parte da matriz da provas”, destacou Vera Lúcia Pires, supervisora de Avaliação Educacional da Seduc.
Aula do Futuro
Os gestores também analisaram o projeto “Aula do Futuro”, resultado da parceria entre a Seduc e a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), para fortalecer a aprendizagem de mais 12 mil alunos, em quase 100 escolas do Maranhão para o Enem 2011.
O “Aula do Futuro” está com as inscrições abertas para seleção de 1 mil tutores para atuarem no programa. Os interessados podem se inscrever até o dia 05 de agosto pelo endereço eletrônico: www.fapema.br/auladofuturo
“Estamos trabalhando mecanismos que venham a melhorar expressivamente o aproveitamento dos nossos alunos no Enem 2011. O ‘Aula do Futuro’ irá trazer resultados significativos no que tange o ingresso de nossos alunos ao ensino superior,” enfatizou Sônia Maciel, gestora da URE São Luís.
Sonia Maciel ressaltou que a conexão entre esses projetos é a ratificação da política que está sendo desenvolvida pela Seduc em relação ao oferecimento de uma educação de qualidade.
Comentários