Gestores, coordenadores e supervisores durante capacitação para utilização do Sistema Instituto Ayrton Senna de Informações

A secretaria de Educação (Seduc), por meio do Programa de Gestão Nota 10 (PGN010), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), iniciou, nesta segunda-feira (25), a capacitação de quatro coordenadores regionais e 100 supervisores de acompanhamento técnico-gerencial para utilização do Sistema Instituto Ayrton Senna de Informações (Siasi). O sistema é uma ferramenta gerencial que opera em plataforma eletrônica online, pela internet e que integra os municípios parceiros do Instituto a uma rede.
A primeira etapa, que será encerrada nesta quarta-feira (28), ao meio-dia, no salão de convenções do Hotel Praia Mar, em São Luís, tem como público alvo os supervisores das regionais de Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, Rosário, Viana, Açailândia, Imperatriz, São João dos Patos e São Luís. A capacitação é ministrada por Silene Ferreira e Celeste Pitaluga, da equipe técnica do IAS.
A coordenadora do PGN10 na Seduc, Ana Paula Pires, disse que a capacitação dos supervisores de acompanhamento técnico-gerencial que integram as equipes das Unidades Regionais de Educação da Seduc, trata especificamente do Siasi. Ela ressaltou que os técnicos serão habilitados para utilizar o sistema, a partir da realidade da escola onde foi realizada a coleta de dados.
Com a inserção dos dados, os supervisores de acompanhamento técnico-gerencial farão uma análise da realidade das turmas das 578 escolas acompanhadas pelo Gestão Nota 10. Os dados são referentes à aprovação, reprovação, distorção aluno idade-série, alunos alfabetizados ou não, calendário escolar, frequência de professores e alunos.
De acordo com Ana Paula, o somatório das ações tem como meta acompanhar e melhorar o processo de ensino aprendizagem dos alunos, por meio do sistema de informação, a fim de que a Seduc proponha as intervenções no âmbito escolar.
A coordenadora explicou que a partir da nova configuração definida para o Gestão Nota 10, os supervisores de acompanhamento técnico-gerencial também serão responsáveis pela inserção na plataforma Siasi, dos dados coletados nas 578 escolas.
O sistema será alimentado mensalmente com informações referentes aos indicadores de sucesso do programa, como forma de permitir a extração de relatórios quantitativo e qualitativo, possibilitando o acompanhamento em tempo real de sistematização dos dados.
Esta ferramenta gerencial permite ainda acompanhar o processo educacional e detectar os pontos fracos e os pontos fortes para o alinhamento de ações, o que viabiliza a resolução de possíveis problemas detectados em cada escola durante o ano letivo.
Na opinião da coordenadora do programa, Ana Paula Pires, “o fato dos supervisores serem responsáveis pelas inserções dos dados, fará com que eles tenham diariamente acesso aos dados das escolas sob sua responsabilidade e poderão planejar em tempo hábil, as intervenções a serem realizadas de acordo com as inconsistências apresentadas”.
A técnica do Instituto Ayrton Senna, Silene Ferreira, explicou que a capacitação também objetiva promover o alinhamento das ações desenvolvidas pelos supervisores de acompanhamento técnico-gerencial. “A capacitação visa orientar os supervisores que irão trabalhar com os gestores escolares para utilizar a ferramenta Siasi, que sistematiza todos os dados qualitativos e quantitativos dos alunos e das escolas das UREs e dos municípios para tomar decisões que possibilitem a melhoria da qualidade de ensino”, explicou.
A segunda etapa da capacitação será iniciada hoje (28), a partir das 14h, para capacitar os supervisores de acompanhamento técnico-gerencial dos municípios de Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Presidente Dutra, São João dos Patos, Timon, Zé Doca e Chapadinha.