O Diário Oficial da União publicou nessa sexta-feira (17) a portaria que cria o Grupo de Trabalho que vai discutir as propostas e elaborar o Projeto de Lei de Diretrizes e Bases do Sistema Nacional do Esporte. O documento irá nortear as políticas esportivas do país.
A discussão do Sistema Nacional vai definir as funções dos governos federal, estadual, municipal, das entidades privadas, federações, confederações e clubes para as políticas do setor. “O Grupo de Trabalho será um espaço de diálogo e formulação de propostas, para que até setembro a gente apresente o texto ao Congresso Nacional”, explicou ministro George Hilton. A coordenação ficará a cargo da diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica, Cássia Damiani.
A ação visa deixar a massificação da prática esportiva em todo o território nacional como o legado a partir dos megaeventos esportivos que o país passou a receber nos últimos anos. O Grupo de Trabalho terá o prazo de noventa dias para a conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogado, sucessivamente, por períodos iguais.
Segundo a portaria, o Ministério do Esporte poderá firmar parcerias com entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, visando a fomentar ações relevantes para viabilizar os objetivos estabelecidos no plano.
A proposta é criar uma mudança cultural, em que os investimentos no setor sejam encarados como uma política de Estado, direito de todos os brasileiros. Assim, com o Sistema Nacional os investimentos na área não ficarão vulneráveis às mudanças de governos, para que as diretrizes e bases sejam cumpridas por todos.
A prática esportiva acessível a todos os brasileiros, investimentos claros e contínuos, para transformar o Brasil em um país que pratica esporte são os objetivos do grupo de trabalho. Garantindo a educação física nos primeiros anos de ensino, passando pelos clubes formadores de atletas e chegando ao alto rendimento.

Visão do especialista
Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Lamartine Pereira da Costa elogiou a postura do governo federal. O estudioso fala que essa visão de futuro é fundamental. “Temos que ser otimistas. O bom é que o novo ministro não fala naquele antigo Sistema Nacional do Esporte. Seus discursos são sempre falando de inovação e isso me deixa mais empolgado”, declarou Lamartine.
O professor é membro do Conselho Pesquisas do Comitê Olímpico Internacional (COI) e está perto de finalizar um livro a respeito dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. “Acho que esse Grupo de Trabalho que vai discutir as propostas para o Sistema inovador pode usar do nosso trabalho que em breve será divulgado, publicado. O que acho interessante é que, pelo que venho acompanhando, o ministro (George Hilton) escuta os mais diversos setores. Isso é fundamental para que o Sistema seja bem coeso”, concluiu.

Veja a lista dos integrantes do Grupo de Trabalho

1) Cássia Damiani - Diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do Ministério do Esporte;
2) Ivan Alves Soares - Chefe de Gabinete do Ministro de Estado do Esporte;
3) Ricardo Nascimento de Avellar Fonseca - Diretor do Departamento de Excelência Esportiva e Promoção de Eventos da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte;
4) Andréa Nascimento Ewerton - Diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte;
5) Lars Schmidt Grael - Presidente da Comissão Nacional de Atletas - CNA;
6) Ana Beatriz Moser - Ex-Atleta;
7) Hortência de Fátima Marcari - Ex-Atleta;
8) Álvaro Cotta Teixeira da Costa - Presidente da Federação Mineira de Basketball - FMB;
9) Kouros Monadjemi - Diretor de Relações Institucionais da Liga Nacional de Basquete - LNB;
10) Representante do Comitê Olímpico Brasileiro - COB;
11) Andrew Parsons - Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB;
12) Jorge Steinhilber - Presidente do Conselho Federal de Educação Física - CONFEF;
13) Paula Korsakas - Rede Esporte pela Mudança Social - REMS;
14) Simone Rechia - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE;
15) Rubens Xavier Martins - representação de gestores municipais de esporte e lazer;
16) Leila Gomes de Barros - Secretária de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal;
17) Márcio Jardim - Presidente Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Esporte e Lazer;
18) Edson Garcia - Federação Nacional dos Clubes Esportivos – FENACLUBES;
19) Paulo Wanderley Teixeira - Presidente Confederação Brasileira de Judô – CBJ;
20) Representante da Comissão Desportiva Militar Brasileira - CDMB;
21) Maria Luiza Souza Dias - representante do Serviço Social do Comércio - SESC;
22) Fernando Mezzadri - Universidade Federal do Paraná - UFPR;
23) Wladimyr Vinycius de Moraes Camargos - Diretor Jurídico da Confederação Brasileira de Clubes - CBC;
24) Eduardo Bandeira de Melo - Presidente do Clube de Regatas do Flamengo.