Willian Marinho

O ex-presidente da Coomigasp, Jessé Simão, esteve em Brasília participando de várias reuniões com a equipe do Governo Federal à frente da Comissão Interministerial, com Cmt. Cel Frederico Beldran, Diretor de Minerações e Geologia do Ministério de Minas e Energia, Coordenador da Comissão, Gabriel Maldonado, assistente da Secretaria se Mineração do MME e membro da Comissão e responsável pela coleta e documentos de entidades ou lideranças que representam legitimamente a categoria garimpeira, sócios da Coomigasp e outras Cooperativas do Sudoeste do Pará e outros membros, como a Dra. Francimar, da assessoria. 
De acordo com ele, "a princípio a reunião foi tensa, até quando eles entenderam a verdade, aí a reunião, que seria de 30 minutos, ocorreu num período de uma hora e trinta minutos, e mesmo assim eles queriam mais. Graças a Deus podemos apresentar as atas e relatórios das entidades expondo toda a verdade sobre Serra Pelada. Eles gostaram do que viram e ouviram  e chegaram a comentar, até que em fim, pela primeira vez, algo verdadeiro e esclarecedor chegou à Comissão.  E naquele momento estaria sendo juntado ao processo e encaminhado à Secretaria do Presidente da República e pediu para que nos todos os garimpeiros se unissem  para que pudéssemos ser ajudados na organização para legitimar a nossa  diretoria", comentou.
O ex-presidente adiantou ainda que "saiu satisfeito, certo do dever cumprido, que lutar para realização de uma Assembleia Geral com a participação de todos os nossos irmãos  garimpeiros, podendo votar e serem votados".
No dia seguinte, Gessé e membro da comissão que luta para reorganizar as entidades dos garimpeiros  esteve  na Agência Nacional de Mineração, ANM, onde apresentaram novamente todos os relatórios e atas sobre a história de Serra Pelada. "Dr. Bicca, Diretor, e o Chefe de Gabinete, Dr. Kiomar, estão prontos para nos ajudar, desde que o sentimento da sociedade seja realmente legitimar a sua diretoria e com isso poder buscar uma parceria e ter a esperança de produzir".
Ficou definida para o  início de janeiro do próximo ano uma reunião com todas as Cooperativas e entidades de apoio para então fazer a finalização dos procedimentos e alcançarem a sensatez do Judiciário TJ-PA.