Por Gil Carvalho
Governador Edison Lobão - Produtores rurais, moradores e alunos dos assentamentos Gameleira e Palmares, na zona rural do município de Governador Edison Lobão (30 km de Imperatriz), praticamente estão isolados neste período invernoso em consequência da falta de conservação das estradas vicinais, fato que pode comprometer o ano letivo dos estudantes, o escoamento dos produtos agrícolas e o transporte da bacia leiteira.
O lavrador Luís Gonzaga da Silva, o Carapanã, relata que os 14 quilômetros da estrada vicinal que interliga o povoado Bananal ao assentamento Gameleira estão intransitáveis, causando prejuízos à comunidade e à economia do município de Governador Edison Lobão. “A estrada não presta, está cheia de lama e buracos”, afirma.
Carapanã denuncia ainda que os alunos da localidade “Pé da Serra” já ficaram mais de 15 dias sem transporte escolar. “O carro não conseguia chegar ao destino devido a essa situação da falta de estrada”, garante.
Ele assinala que a comunidade reivindica desde o ano passado a recuperação da vicinal, mas o município não se preocupou em melhorá-la deixando em estado de abandono, prejudicando os produtores rurais e os estudantes da zona rural. “É um absurdo! Falta de responsabilidade do gestor municipal”, critica.
A moradora Dinalva da Silva manifesta preocupação com a situação da estrada, pois com o prenúncio das primeiras chuvas na região Tocantina mostrou a fragilidade da vicinal. Ela alerta que, no percurso da Gameleira ao Bananal, a estrada apresenta três pontos críticos que ameaçam interromper o tráfego de veículos caso a prefeitura não execute uma operação emergencial.
“Já fizemos diversos apelos ao chefe do Poder Executivo, mas nunca fomos atendidos. A situação agora, porém, está insustentável devido à falta de conservação que poderá deixar centenas de moradores isolados durante o inverno”, conta.
Palmares - A comunidade do assentamento Palmares, que também depende da estrada vicinal para deslocar-se às margens da MA-280, rodovia que interliga Montes Altos a Governador Edison Lobão, reclama do estado caótico da estrada.
O transporte escolar também está comprometido, apesar do atraso sistemático da locação dos veículos. A vicinal não oferece condições de acesso das caminhonetes que ainda transportam os alunos das escolas da rede municipal de ensino.
Comentários