Pela quinta vez este ano, o desembargador Froz Sobrinho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, reuniu-se com representantes dos órgãos de segurança pública que fazem parte do Gabinete de Segurança Institucional para tratar sobre as eleições. O mais recente encontro ocorreu na tarde dessa sexta-feira, 19 de setembro.
O Gabinete de Segurança Institucional das Eleições foi criado em 2012 com o objetivo de estabelecer centro de controle, orientação e decisão para subsidiar as ações necessárias ao bom andamento do pleito.
Em 2014, funcionarão 2 gabinetes: um em São Luís e outro em Imperatriz, que será oficialmente instalado pelo desembargador José Eulálio Figueiredo de Almeida (ouvidor) na próxima quarta-feira, dia 24 de setembro, às 10h. A medida visa facilitar a logística de segurança pessoal e de material.
Na última terça-feira (16), o Tribunal Superior Eleitoral autorizou o envio de força federal para dez municípios do Maranhão: Santa Luzia, Alto Alegre do Pindaré, Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo das Vieiras, São Mateus, Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda e Benedito Leite. Nestas cidades, a segurança será de responsabilidade exclusiva do Exército.
Outros 8 municípios maranhenses também solicitaram reforço federal, sendo que 3 deles (Grajaú, Formosa da Serra Negra e Arame) já tiveram o pedido encaminhado pelo TRE-MA ao TSE e as outras 5 (Codó, Timbiras, Coroatá, Bacabal e Chapadinha) tiveram os seus pedidos convertidos em diligências para posterior deliberação.
O deslocamento de policiais militares, civis e do Exército para as cidades do interior começa no dia 29 de setembro. Fazem parte do Gabinete de Segurança Institucional membros do TRE-MA, da Procuradoria Regional Eleitoral, das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.
Esta última reunião contou com a presença de representantes de coligações, que estão sendo convidados a participar de todos os atos preparatórios das eleições.
Publicado em Regional na Edição Nº 15112
Comentários