Presidente da Funac, Elisângela Correia Cardoso durante o lançamento da campanha

A presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Elisângela Correia Cardoso, participou, na segunda-feira (05), em Brasília, do Lançamento Nacional da Campanha: “Dê oportunidades. Faça diferente, ninguém nasce infrator”, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Pastoral do Menor. A ação contou com a parceria de outras 23 instituições.
De acordo com a gestora, a participação da Fundação na campanha é uma oportunidade de trazer importantes reflexões para a sociedade. “A Funac, responsável pela execução das medidas socioeducativas privativas e restritivas de liberdade, integra a campanha com o intuito de fazer a sociedade ter um olhar diferente sobre o adolescente que comete ato infracional, a proposta é sensibilizar para a integração social desse adolescente”, ressalta Elisângela Cardoso. 
Entre os principais objetivos da campanha estão informar, esclarecer e sensibilizar a sociedade sobre o significado humano, social e político das Medidas Socioeducativas (MSE) para a vida da sociedade e dos adolescentes autores de atos infracionais; pautar os governos e executores das políticas públicas e todos os atores do Sistema de Garantia dos Direitos sobre as necessidades de fortalecimento a aprimoramento do Sistema Socioeducativo (Sinase) e divulgar as práticas exitosas na efetivação das MSE, das instituições envolvidas. (Érica Gomes)