A presidente da Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac-MA), Anailde Everton Serra, ressaltou que 2013 foi um ano de avanços para a instituição, como reforma e ampliação dos centros socioeducativos e aprovação de projetos.
Neste mês saiu a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Centro da Juventude Canaã e Centro da Juventude Florescer, conforme preconiza a Lei nº 12.594/2012 do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O resultado da licitação do Centro da Juventude Nova Jerusalém saiu este mês, e aguarda os trâmites legais.
O Instituto Alcoa aprovou o Projeto da Marcenaria que tem como objetivo capacitar 40 adolescentes na área de marcenaria, com ênfase na promoção humana e inserção no mercado de trabalho. A iniciativa se constituirá como uma alternativa de superação de sua situação de exclusão e acesso à formação de valores para a participação na vida social, contribuindo para mudança de hábitos, atitudes, comportamentos e melhoria da autoestima.
Em agosto, foi aprovado o parecer 140, do Conselho Estadual de Educação, resultado da construção coletiva de todos os envolvidos com a educação formal nas unidades de atendimento socioeducativo privativo e restritivo de liberdade. “Tivemos reunião com o Conselho Estadual de Educação junto à Promotoria, ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, pleiteando uma resolução que oficializasse a educação nas unidades. Estamos aguardando apenas a criação da resolução pelo Conselho Estadual de Educação”, explicou Anailde Everton.
Como resultado imediato, está sendo garantida, por meio do Parecer 140, a ampliação do quadro de professores de todas as unidades. Para 2014, foi solicitado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que os professores do Centro da Juventude Alto da Esperança e Centro da Juventude Canaã permaneçam. Também foi feito um documento para o Conselho Estadual de Educação reafirmando a inquietação com a falta da resolução.
Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Funac-MA participam, durante todo o ano, de oficinas de artesanatos que visam confeccionar variados produtos que são expostos nos eventos realizados pela Fundação e instituições parceiras.
Cultura e arte - O Grupo de Teatro Transformação possibilita as socioeducandas, através da dramatização teatral, à redescoberta do corpo como elemento de linguagem socializadora, autopercepção positiva, solidária e consciência coletiva. Além de estimular o desenvolvimento da criatividade e conhecimento da literatura como fortalecimento do saber. O projeto foi idealizado pela psicóloga do Centro da Juventude Florescer, Wilne Moraes.
“Acreditamos que a arte, independentemente da forma, é uma importante ferramenta de ressocialização para os socioeducandos. Por isso, estamos investindo muito em atividades que envolvam as habilidades artísticas dos adolescentes”, destacou a presidente da Funac, Anailde Everton.
“Recicle e Renove Florescer” tem como objetivo minimizar o desperdício e os danos causados pelo consumo desmedido de embalagens danosas à economia e ao meio ambiente. Uma das novidades são as sacolas reutilizáveis, práticas e ecologicamente corretas ao meio ambiente.
Cultura - O Grupo de Teatro TransformAção possibilita as socioeducandas através da dramatização teatral à redescoberta do corpo como elemento de linguagem socializadora, autopercepção positiva, solidária e consciência coletiva. Além de estimular o desenvolvimento da criatividade e conhecimento da literatura como fortalecimento do saber. O projeto foi idealizado pela psicóloga do Centro da Juventude Florescer, Wilne Moraes.
As adolescentes gravaram o CD “Funac em canto” resultado das aulas de música que contribuem para a construção de novos valores, resgatando o potencial de cada uma, além de proporcionar o acesso à cultura e lazer conforme determina o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).