Buriticupu - No último sábado (14) foi assassinada uma importante liderança no município de Buriticupu. Raimundo Alves Borges, conhecido popularmente como “Cabeça”, era trabalhador rural, residente no assentamento Terra Bela (Buriticupu), na comunidade Vila Casa Azul. Foi sindicalista e fundador do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar (SINTRAF), dentre outras funções exercidas. Trabalhou por anos em defesa dos direitos humanos e na luta pela garantia da terra, direitos civis, liberdade e vida.
Nos últimos anos, em Buriticupu, várias lideranças sofrem ameaçadas de morte por causa de conflitos fundiários e com madeireiros. De acordo com uma carta publicada em setembro de 2011 pelo Fórum de Políticas Públicas local, existe uma lista com nomes de lideranças que estão marcadas para morrer.
O assassinato chocou a comunidade e suscitou medo, indignação e revolta. O Fórum de Políticas Públicas do município organiza um levante nesta sexta-feira (20) com o objetivo de cobrar providências em caráter de urgência. O ato acontecerá das 8 às 11h, com uma caminhada pela cidade passando pelas principais instituições do poder público local.
Fórum de Políticas Públicas
O Fórum de Políticas Públicas de Buriticupu é uma organização representativa de entidades civis organizadas, autônoma, apartidária, desvinculada do poder público e sem fins lucrativos. O Fórum tem como objetivo trabalhar a implementação de Políticas Públicas, pautada na Lei 9840/99, e apresentar a situação de graves violações dos direitos sócio-ambientais na cidade de Buriticupu.
Recentemente, o Fórum de Políticas Públicas, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão – IFMA/campus Buriticupu e outros órgãos, discutiu a criação de uma ONG ecológica. Em colaboração com a Rede Justiça nos Trilhos, que enfrenta os conflitos sócio-ambientais provocados pelo Programa Grande Carajás, o Fórum está realizando programas de educação à cidadania e de formação em agroecologia e economia solidária com as comunidades rurais do interior do município. (Assessoria de Comunicação Rede Justiça nos Trilhos)
Comentários