A Ford comemorou nesta semana a marca de três milhões de veículos fabricados em sua planta de Camaçari, na Bahia. Deste volume, cerca de 30% foi destinado à exportação para países da América do Sul e o México. O exemplar comemorativo foi um novo EcoSport 2018, que saiu da linha de produção na versão topo de linha Titanium e com carroceria pintada na cor azul.
Atualmente, a fábrica da Ford em Camaçari tem capacidade para produzir 250 mil carros por ano e opera em três turnos, com cerca de 7.600 empregos diretos, sendo aproximadamente 70% da Ford e o restante dos quase 20 fornecedores instalados na planta – são quase 15 mil pessoas empregadas diretamente. Além da nova linha do crossover compacto, a unidade é responsável pela produção do hatch Ka e do sedã Ka+ e também do motor 1.0 TiVCT de três cilindros que equipa os modelos menores.
“Este é um grande momento da fábrica de Camaçari”, diz Silvio Illi, gerente da unidade. “Estamos operando com capacidade máxima, com o sucesso do Ka e a chegada do Novo EcoSport. Trata-se de um dos maiores programas de desenvolvimento de veículos já realizados pela Ford, liderado pelo Brasil junto com outros centros de engenharia da marca no mundo”.
A fábrica baiana da Ford foi inaugurada em outubro de 2001, com a produção do Courier e posteriormente do Fiesta Rocam. Em 2003, iniciou a montagem do EcoSport e, desde 2014, é responsável pela fabricação da atual geração do Ka.
“O impacto da Ford na região foi muito significativo nestes 15 anos. Houve muitas mudanças positivas no entorno de Camaçari, com a atração de empresas e melhorias na infraestrutura que beneficiam todos os setores de atividade”, completa Silvio Illi.
O complexo industrial é ainda sede do  Centro de Desenvolvimento do Produto da América do Sul, um dos oito da Ford no mundo, com equipes de engenharia e design e recursos avançados para a criação, certificação e homologação de automóveis, picapes, utilitários e caminhões.