O Governo do Estado realizará nesta segunda-feira (4), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, às 9h30, a solenidade que marca o início das atividades da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) nos 30 municípios que integram o Plano ‘Mais IDH’ e a implementação das ações do Plano de Enfrentamento da Epidemia de Dengue, Chikungunya e Zika vírus nos 217 municípios maranhenses.
Participarão da solenidade o governador Flávio Dino, o secretário de Estado da Saúde - Marcos Pacheco, o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular - Francisco Gonçalves da Conceição, prefeitos e secretários municipais de saúde de todo o Maranhão, além dos 120 profissionais aprovados no seletivo público da Fesma.
A Fesma é um programa que integra o Plano Mais IDH para reverter indicadores de saúde como morbimortalidade infantil e materna, taxas de internação por complicação de doenças crônicas e controle de endemias negligenciadas.
A atuação oficial da Fesma começará nesta segunda-feira (4), onde 120 profissionais de saúde, divididos em 30 equipes, sairão de São Luís para trabalhar, inicialmente, nos municípios de menor IDH do Maranhão. O programa foi instituído legalmente pelo Decreto nº 30.616, de 02 de Janeiro de 2015, e adota uma lógica de trabalho tático-sanitária com foco nas prioridades: saúde da criança, saúde da mulher, controle de complicações cardiovasculares, diabetes e controle de endemias.
Plano de Enfrentamento ao Aedes
Anunciado pelo governador Flávio Dino durante a cerimônia local da ‘Mobilização Nacional de Combate ao Aedes aegypti’, no último dia 13 de fevereiro, o Plano de Contingência para o Enfrentamento da Epidemia de Dengue, Zika vírus e Chikungunya no Maranhão’ tem o objetivo de dar uma resposta rápida às situações de saúde pública relacionadas a essas doenças por meio do fortalecimento das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Nesta segunda-feira (4), o governo iniciará a entrega aos municípios e regionais de saúde do Estado, dos kits de operação de campo para combate ao Aedes aegypti e de proteção individual (EPI), além do reforço de mais 25 veículos nos serviços de aplicação de inseticida, ampliando o número para 50 carros equipados com as máquinas de ultra baixo volume (fumacê) usadas para a eliminação do mosquito adulto.
Também serão entregues um milhão de panfletos e 100 mil cartazes para a promoção de campanhas educativas de prevenção e combate ao mosquito e ainda, 120 mil frascos de repelentes destinados às gestantes inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Publicado em Regional na Edição Nº 15572
Comentários