Jovens Protagonistas foram recepcionados pelo governador nessa terça no Palácio dos Leões

"Eu sou muito grata por vocês terem lutado pelos meus sonhos. Porque eu lutei, mas vocês proporcionaram esta oportunidade. Eu sou grata por vocês me ajudarem a crescer, grata por terem transformado as nossas vidas, por terem transformado a nossa escola". O depoimento carregado de emoção é da estudante Elinara Dias Barbosa, aluna do Centro Educa Mais São José de Ribamar. Ela estava entre os mais de 40 Jovens Protagonistas dos Centros Educa Mais recebidos pelo governador Flávio Dino, na manhã dessa terça-feira (20), no Palácio dos Leões.
A estudante arrematou: "A minha escola fica em uma comunidade cercada de violência, a minha escola era vista como escola de bandido. Eu nunca aceitei isso. Hoje, eu tenho orgulho em dizer que a minha escola é o Centro Educa Mais São José de Ribamar", revelou.
Os alunos fazem parte da primeira geração de estudantes da Educação Integral dos Centros Educa Mais. Depois de um ano mergulhados em estudos, com uma nova metodologia de ensino e aprendizagem, que tem foco na pedagogia da presença, no protagonismo juvenil e no projeto de vida, eles estão vivendo a experiência de serem Jovens Protagonistas do Maranhão, participando da Formação Inicial de Gestores e Professores dos 25 novos Centro Educa Mais, que acontece até sexta-feira (23) no Centro de Convenções Paulo Freire, na UFMA.
Os estudantes foram selecionados nos 11 centros como exemplos de alunos que incorporaram esse novo modelo de educação. Nessa terça-feira, os jovens deram um tempo na formação para irem ao encontro do governador. Na conversa com Flávio Dino, os estudantes relataram suas práticas e vivências na Educação Integral do Maranhão, como jovens protagonistas, que descobriram que são capazes de construir os seus projetos de vida, e que estão tendo suas histórias transformadas pela educação.
"Eu estou vivendo um momento que, para mim, é uma honra. Quando eu entrei para a escola eu pensei: serei mais uma aluna normal. Mas não! Com esse projeto, Escola da Escolha, eu descobri a aluna incrível que eu era. Estar na presença do governador, hoje, é muito especial, porque ter sido escolhida para estar aqui, significa o quanto eu aproveitei essa oportunidade, significa que eu fiz a escolha certa ao escolher a Escola da Escolha", destacou Larissa Sales Nunes, aluna do Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro (Coroadinho).
Professores e gestores também se manifestaram. "Nós temos realmente apoio do Governo do Estado, que tem um gestor que aposta em educação. A gente vê hoje concretizado nas escolas, que estão recebendo os recursos, os projetos e isso é muito gratificante", revelou Viviane Nunes, professora e gestora do Centro Educa Mais Joana Batista (Cidade Olímpica).
"É um momento de emoção, reconhecimento e de gratidão, porque é o resultado de um trabalho feito, sobretudo, com muita dedicação e planejamento pelo Governo do Estado, para que esse modelo de educação inspire novas práticas em todas as escolas do Maranhão. Ver esses jovens estudantes compartilhando desse espírito de emoção por fazer parte desse momento, nos deixa convictos de que o mais importante estamos conseguindo alcançar, com uma educação que transforma e constrói justiça social e uma sociedade melhor para todos os maranhenses. E esse é o maior legado deste governo, as pessoas transformadas pela educação", enfatizou o governador Flávio Dino.
"Os jovens são o centro do nosso trabalho e vê-los, hoje, como protagonistas formados pelas primeiras escolas de educação integral da rede estadual é a prova de que a educação transforma vidas, e, a partir de agora, eles transformarão as vidas de outros jovens. Essa é a razão do nosso trabalho, oferecer uma educação de qualidade e transformadora", destacou o secretário de Estado da Educação.

Carta ao governador
O estudante Daniel Araújo Santos, aluno que acabou de concluir o 3º ano no Centro Educa Mais Dorilene Silva, protagonizou um dos momentos mais emocionantes do encontro, ao entregar ao governador uma carta, cujo texto traduz a emoção, o reconhecimento e a gratidão pela implantação dos Centros Educa Mais.
Seguem alguns trechos da carta: "Estou aqui, hoje, para agradecer a todos que participaram da elaboração, construção e entrega dessa linda caixa de surpresa [...] Em sua sua lateral estava escrito: Escola da Escolha em Tempo Integral. No começo, fiquei muito temeroso, mas, tomei fôlego e abri. Senti um ar gelado, e tirei de dentro um lindo e novo ar condicionado. Debaixo tinha uma reforma completa na escola [...]".
E o estudante continuou: "E na escola, algo me chamou a atenção: eu não era mais um aluno que passaria pela escola. Eu era 'o aluno', pois eu interagia diretamente com a equipe escolar, não só eu, mas, todos os alunos. Com estudo orientado os próprios alunos ensinavam uns aos outros, e nos clubes de protagonismo, nós estávamos à frente deste projeto [...]", escreveu na carta.
Daniel ainda concluiu que "não poderia deixar de agradecer a equipe gestora, pela ótima qualidade, e aos nossos queridos e amados professores, que parecem ter sido feitos em um molde para nós. Eles foram lapidando a gente, em um ano, nos conduzindo e mostrando caminhos. E neste ano eu percebi que o meu futuro sou eu que faço, que eu posso alcançar, não só isto aqui, mas, eu posso lançar os meus sonhos até os montes [...] Foi o melhor presente que o governo já nós deu [...]", finalizou. (Secap)