A Operação Paciência, realizada pela Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon), para fiscalizar a qualidade do atendimento ao consumidor em agências bancárias de todo o estado, já aplicou cerca de R$ 400 mil em multas às instituições financeiras entre janeiro e junho deste ano. Este mês, a operação chegou a 28 agências, sendo 14 em São Luís, quatro em Estreito, seis em Santa Inês e mais quatro em São José de Ribamar. Destas, 14 foram autuadas.
Entre as irregularidades mais comuns encontradas pelas equipes de fiscalização do Procon estão: a demora na fila de espera, falta de distribuição de senhas, redução do número de caixas para atendimento, consumidores esperando do lado de fora da agência, banheiro único para homens, mulheres e pessoas com deficiências físicas; falta de divisórias que separam o consumidor atendido no caixa dos demais e ausência do painel de senha e da porta giratória e de assentos para clientes aguardarem o atendimento.
De acordo com o diretor-geral do órgão, Duarte Júnior, ao montante de R$ 400 mil ainda se somarão novas multas cujos processos estão em fase de conclusão. “Vamos continuar fiscalizando em prol da humanização do atendimento bancário e para garantir respeito aos direitos dos consumidores”, afirmou. Duarte Júnior disse ainda que serão aplicadas todas as sanções previstas em lei para garantir a melhoria e expansão dos serviços.
O trabalho segue um cronograma iniciado em janeiro e se estende a todas as regiões do Estado. Já foram fiscalizados 37 bancos em São Luís, dois em Paço do Lumiar, sete em Bacabal, seis em Timon, cinco em Codó, seis em Caxias, quatro em Estreito, cinco em Açailândia, três em Imperatriz, três em Itapecuru-Mirim, quatro em Pinheiro, seis em Santa Inês e quatro em São José de Ribamar.
Em alguns municípios a fiscalização já ocorreu mais de uma vez em todas as agências, a exemplo de Santa Inês, Estreito e São José de Ribamar.
Diálogo
Desde maio, gestores do Procon discutem com as representantes das instituições bancárias soluções para as principais reclamações dos consumidores. A iniciativa garantiu a construção de agências novas nos municípios de Codó e Buriticupu.
Os representantes das instituições financeiras também deixaram a promessa de que irão desenvolver melhorias baseadas no mapeamento apresentado pelo Procon para agilizar o atendimento e evitar filas; além da promessa de melhorar a infraestrutura, a exemplo da disponibilização de água e banheiros nas agências; e de fornecer orientação ao cliente, de forma clara, de quais serviços podem ser realizados nos caixas eletrônicos.
Encontros periódicos estão sendo realizados para a apresentação de metas, referentes à melhoria do atendimento bancário. A próxima reunião está marcada para o dia 17 de agosto.
Comentários