São Luís - Com foco em aumentar a participação das micro e pequenas empresas no fornecimento de bens e serviços para os grandes empreendimentos instalados no Maranhão, a FIEMA, por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF), realizou a Reunião Extraordinária do Conselho Gestor do Programa. O evento reuniu representantes das empresas mantenedoras do PDF, Alumar, Cemar, Solar e Vale, do Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas (COMPEM) e do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SEINC), na última sexta-feira (11), na Casa da Indústria Albano Franco - FIEMA.
"É um momento ímpar, onde representantes de grandes empreendimentos instalados no Estado vão ouvir e dialogar com os micro e pequenos empresários e, também vão apresentar como é possível participar das novas oportunidades de negócios, ações de importância para geração de negócios", disse Edilson Baldez, na abertura da reunião.
Na ocasião, as empresas mantenedoras apresentaram detalhamento de como as micro e pequenas empresas devem fazer para participarem das concorrências no Maranhão e orientaram os empresários a fazerem o cadastro de sua empresas no site do PDF www.fornecedoresma.com.br, onde terão acesso às oportunidades de negócios. A partir do cadastro, as empresas vão fazer parte do banco de dados do PDF e serão consultadas na prospecção de fornecedores para os empreendimentos instalados no Maranhão, além de terem acesso a consultorias e outras ações.
"A reunião tem um significado importante na direção em que o Governo sinaliza para o fortalecimento do empreendedorismo local. É nosso papel ajudar fortalecer cada vez mais os ambientes de negócios proporcionando oportunidade aos maranhenses que prestam serviços ou oferecem produtos aos grandes empreendimentos aqui implantados. Nesse sentido, esperamos que nossas empresas locais cresçam para alcançarem um dia a serem mantenedoras do programa", destacou Lúcio Maia, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico da SEINC.
"Foi muito proveitosa e esclarecedora, principalmente, pois as mantenedoras puderam mostrar as oportunidades e as dificuldades que possuem para realizar comprar locais. Com disso, foi importante mostrar ao governo do estado a importância da parceria do mesmo para o desenvolvimento de negócios, principalmente quando é cabível incentivos fiscais para este sucesso", afirmou Carlos Afonso Melo, presidente do Conselho Gestor do PDF e representante da Cemar.
As cinco empresas mantenedoras do PDF: Alumar, Cemar, Eneva, Solar, e Vale nos últimos 17 anos, geraram mais de R$ 27 bilhões, na aquisição de bens e serviços no Maranhão.
Participaram da reunião, além da FIEMA e das mantenedoras do PDF, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão - SINDIREPA, Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado Do Maranhão - SINDUSCON, Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em Geral do Estado do Maranhão - SINDIVEST, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico de São Luís - SINDIMETAL, Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís - SINDIPAN e Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão - SINDCOMBUSTÍVEIS.
Publicado em Regional na Edição Nº 15757
Comentários