Presidente da FIEMA, Edilson Baldez, recebe senador Roberto Rocha, que apresenta projeto de Zona Franca de São Luís
Da esquerda para a direita, o superintendente da FIEMA, Albertino Leal; o presidente do Sindibebidas, Francisco Rocha; o presidente da FIEMA, Edilson Baldez; o senador Roberto Rocha e o vice-presidente da FIEMA, Cláudio Azevedo

São Luís - O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, recebeu na tarde da última terça-feira (12), em seu gabinete, o senador Roberto Rocha (PSB-MA), que apresentou à entidade seu projeto de lei que propõe a criação da Zona Franca de São Luís. Em uma conversa informal, o senador explicou as vantagens da iniciativa, que permitirá o desenvolvimento de uma indústria de exportação mais forte no Estado, e falou das condições estratégicas da capital maranhense.
Rocha destacou as condições privilegiadas de São Luís, que tem uma das melhores áreas portuárias do Brasil e encontra-se em posição central na Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), além de uma posição que facilita a exportação para os mercados africano, europeu, norte-americano e até asiático, por meio do canal do Panamá. Ele também destacou que por ser uma ilha, com um único contato com o continente por meio de ponte, São Luís é um local privilegiado para o controle alfandegário.
“Acredito que São Luís reúne ótimas características, o que garante o desenvolvimento econômico com inclusão social para o nosso Estado, ao mesmo tempo em que é um bom projeto para o Brasil”, explicou o senador.
“A implantação dessa Zona Franca está diretamente associado à formulação de uma consistente política industrial para a região, conjugada com uma política de meio ambiente sustentável”, destacou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, que pretende debater a proposta com a classe empresarial para saber qual a melhor alternativa para o incentivo ao crescimento industrial maranhense.
O projeto de lei nº 319/2015, que propõe a criação da Zona Franca de São Luís, encontra-se em análise na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, aguardando o relatório do senador Edison Lobão (PMDB-MA), que vai propor o regime especial aduaneiro mais adequado. A reunião contou com a presença do vice-presidente da FIEMA, Cláudio Azevedo, do presidente do Sindibebidas, Francisco Rocha e do Superintendente da FIEMA, Albertino Leal.

Rota das Emoções – O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, também ouviu do parlamentar maranhense o projeto de resolução que propõe a criação da Frente Parlamentar da Rota das Emoções. Trata-se de um roteiro turístico que abrange os três estados nordestinos, com uma infraestrutura turística que interligue os Lençóis Maranhenses (MA), o Parque Nacional de Jericoacoara (CE) e o Delta do Parnaíba (PI), resultado do Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização – 1ª edição, implementado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ministério do Turismo, que elegeu em 2009, a Rota das Emoções como Melhor Roteiro Turístico do país, com o troféu Roteiros do Brasil.