São Luís - Exposição de produtos e serviços oriundos da indústria maranhense, rodadas de negócios internacionais, seminário de inovação e arenas temáticas com palestrantes de renome. Todas as atratividades da Expo Indústria Maranhão foram apresentadas a dezenas de empresários expositores da maior feira da indústria a ser realizada em São Luís.
Iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), com correalização do Sebrae no Maranhão e do Governo do Estado, a Expo Indústria ocorrerá em outubro, no Multicenter Sebrae, com expectativa de reunir um público de aproximadamente 20 mil pessoas.
Na reunião, os expositores puderam conhecer o espaço de 8.500 m² que será ocupado pelos estandes, além de saber como funcionarão as palestras, seminários e as oportunidades para fechar negócios e apresentar o que é produzido por cada empresa aos visitantes nos quatro dias do evento.
"Queremos que a Expo Indústria seja um dos maiores eventos de exposição e lançamento de produtos e serviços do setor industrial da região Nordeste. Durante os quatro dias, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a diversa cadeia industrial do nosso estado", enfatizou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, na ocasião do lançamento da Feira.
Entre as ações apresentadas aos empresários, o foco foi para as três ações simultâneas que serão realizadas na área do Multicenter Sebrae: o Seminário de Inovação - que terá a presença de gestores da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Natura, Ambev e Centro de Lançamento de Alcântara; as Rodadas de Negócios - reuniões de negócios promovidas entre empresários estrangeiros da América Latina e maranhenses, que demandam e ofertam serviços e produtos, numa parceria entre FIEMA e Apex-Brasil; e o Encontro com Empresários - promovido para a classe produtiva com a presença de autoridades locais e nacionais.
Para Gileno Oliveira, que gerencia a área comercial e de logística da Cimento Bravo, empresa de cimento recém instalada na capital e uma das confirmadas na Expo Indústria, a Feira é uma oportunidade de fortalecer o negócio no mercado. "Acredito que tenha muita coisa produzida no Maranhão que as pessoas não conhecem e estar na Feira é uma chance de aproximação tanto com o Sistema FIEMA como do público consumidor", afirmou.
O empresário maranhense da Pronutre, Daniel Sales, também acredita que a Expo Indústria proporcionará uma visibilidade muito grande às empresas maranhenses e aos produtos das indústrias locais. "Estamos muito interessados em participar da Expo, pois é uma oportunidade para a nossa pequena indústria de fixar a marca no mercado local, além de participar das rodadas de negócios com compradores estrangeiros", comentou.
Indústria de talentos - Os expositores também conheceram o projeto da 3ª edição do projeto Indústria de Talentos, que acontece paralelamente à Expo Indústria, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, e que reunirá estudantes em cinco ações de educação profissional e inovação: 9º Encontro Maranhense de Estágio (IEL); etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento (SENAI), com a correalização do SENAC; etapa estadual do Inova Senai (SENAI), Espaço SESI - Cultura e Robótica (SESI), Grand Prix de Inovação (SENAI), 2ª Feira de Profissões para Indústria (IEL). A iniciativa visa estimular o desenvolvimento de profissionais mais qualificados no Maranhão, com competências demandadas pelo setor industrial e sensibilizados para a inovação.
Hoje, 6,4 mil empresas são registradas no Maranhão como indústria. O setor emprega cerca de 106 mil trabalhadores, movimenta cerca de R$ 11 bilhões por ano e representa 17,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
As empresas interessadas em adquirir estantes e obter maiores informações sobre a Expo Indústria Maranhão podem entrar em contato com a Coordenação da Expo Indústria Maranhão/FIEMA, pelo telefone (98) 3212-1860 ou pelo e-mail expoindustria @fiema.org.br.
Comentários