Produtos confeccionados a partir da Fibra da Palha do Buriti do Maranhão têm chamado à atenção e conquistado o público final que visita a maior Feira das Américas aberta, na quarta-feira (4), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que participa do evento, em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), coordena equipe de mais de 50 profissionais entre técnicos, agentes, operadores e empresários, montou espaço com mais de 35m destinado a comercialização do artesanato maranhense.
A coordenadora do Centro de Produção Artesanal do Estado, (Ceprama), Fátima Moucherek, explica, que este ano foram levadas diversas peças com o intuito de promover a variedade do artesanato local. “Trouxemos peças que compõem o dia a dia, principalmente, das mulheres, como bolsas, chapéu, utensílios para cabelos e a grande novidade da feira são as sapatilhas, todas feitas com a fibra”, explica.
E parece que a novidade agradou mesmo o gosto das mulheres. Dona Luna Dias, empresária, que visita a feira pela primeira vez disse jamais ter visto algo tão delicado. “Gosto muito de coisas diferentes, delicadas e bonitas, tudo que vi por aqui me agradou muito, principalmente, as sapatinhas e, fui surpreendida pois são feitas com a fibra do buriti”, falou a lojista de São Paulo.
De acordo com o secretário de Turismo, Jura Filho, o objetivo é aumentar o crescimento na área de comercialização do artesanato com exposição permanente do produto. “Para a Feira das Américas a meta é aumentar em pelo menos 30% a comercialização do produto, mostrando que é possível criar diferentes utilitários para o dia a dia de todos”, pontua.
Para São Luís, “vamos organizar uma exposição com os produtos mais variados de forma a valorizar o nosso produto local e aos artesãos que produzem tão bem cada peça”, ressaltou.
Feira das Américas
A Setur participa da Feira das Américas, que se estende até domingo (8), com estande com cerca de 106m², emoldurado com painéis que destacam os atrativos naturais característicos dos destinos São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas.
A Setur trabalha os destinos do Maranhão em duas áreas: a institucional e a comercial. Na institucional oferece informações sobre os destinos e degustação do Guaraná Jesus e castanha e na comercial recebe investidores estrangeiros com atendimento bilíngue. No local, empresários e agentes de turismo tem a oportunidade de comercializar de forma direta produtos e serviços oferecidos no estado.
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