Lúcio Azevedo, na presidência do Stefem, e Adriana Oliveira, na CUT/Estadual

Dois trabalhadores que iniciaram suas atividades sindicais no município de Açailândia atualmente estão se destacando no sindicalismo, em nível estadual, com perspectiva de também se destacarem, num futuro próximo, em nível nacional. Eles são o ferroviário Lúcio Azevedo e a trabalhadora rural Adriana Oliveira.
Adriana Oliveira, uma trabalhadora rural que atuava no assentamento Novo Oriente, zona rural de Açailândia, foi guindada como diretora do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Açailândia, onde realizou um trabalho elogiado pelos companheiros diretores, bem como pelos associados.
Em face a sua atuação, Adriana, negra, altruísta, corajosa, determinada, foi eleita para a diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão - Fetaema, permanecendo por dois mandatos. Foi um pulo para ser eleita - com expressiva votação - para a presidência da Central Única dos Trabalhadores - CUT, no Maranhão.
Lúcio Azevedo, por sua vez, iniciou suas atividades na Vale, no ano de 1985, em Açailândia, cidade berço do sindicalista, eleito diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Maranhão, Pará e Tocantins - STEFEM, em 1997, na chapa Via Livre, encabeçada pelo sindicalista Eduardo Pinto.
O novo presidente do Stefem tem sido um dos entusiastas na criação da Unidade Sindical, que reúne 12 dos 13 sindicatos que atuam na Vale. Nos dias 13 e 14 de junho passado participou, em Vitória (ES), do Seminário Unificado dos grupos Unidade Sindical e Renovação que reuniu 63 dirigentes sindicais da Vale.
Na pauta do encontro, a reafirmação de uma estratégia comum de ação desses sindicatos, sobretudo no que diz respeito à campanha salarial da categoria. Os sindicalistas optaram por adotar o slogan "Juntos somos fortes, unidos somos melhores. Manter os direitos e avançar nas conquistas". (Assessoria)