Por Lima Rodrigues
O programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo - IATF - teve início na Fazenda Três Lagoas em abril do ano passado. A fazenda fica a 4km da cidade de Cidelândia, e a 70km de Imperatriz (MA). Com muita área verde, água corrente e roda d´água, a fazenda de 430 alqueires, é de propriedade da empresária e pecuarista mineira, criada na Bahia, mas radicada em Imperatriz desde os meados da década de 1970, Odícia Lopes Brige.
Viúva, e apaixonada pelo campo, dona Odícia comanda a fazenda com o apoio de dois jovens conhecedores do agronegócio: o engenheiro agrônomo Cleyanderson Oliveira, o Cley, e o médico veterinário Eduardo Ruas, da Soberana Agropecuária, de Imperatriz.
Na segunda-feira passada (3) nós acompanhamos um Dia de Campo na Fazenda Três Lagoas. O trabalho foi realizado com o apoio dos funcionários Raimundo Cruz dos Santos e José Gonçalves da Silva, vaqueiros da fazenda.
Na primeira etapa do processo de IATF dia 2 de março, foram implantadas 125 vacas recém paridas, todas com mais de 30 dias. Segundo o médico veterinário Eduardo Ruas, "geralmente os índices de fertilidade giram em torno de 50% de prenhez, podendo esses valores serem maiores ou menores, dependendo de vários fatores como nutrição, condição corporal, fase fisiológica da vaca, entre outros".
De acordo com Eduardo Ruas, o custo da IATF é variável, dependendo da distância da fazenda, valor do protocolo hormonal e o touro escolhido. "No caso da Fazenda Três Lagoas, esse valor ficou em torno de 60 reais, já incluso o serviço veterinário", disse ele.
O médico veterinário explicou que o processo de IATF tem as seguintes etapas:
Dia zero, quando começa o processo de implantação do Dispositivo Intravaginal, mais os hormônios de crescimento folicular.
D8, ou seja, oitavo dia, retirada do implante e aplicação de mais três hormônios, um para maturação folicular, um para ruptura de corpo lúteo e outro para ovulação
D10, isto é, décimo dia, ocorre a inseminação em si.
Após 30 dias, é feita a ultrassonografia para confirmação de prenhez.
Eduardo Ruas informou ainda que em abril de 2019 foi dado o início do processo de inseminação artificial na Fazenda Três Lagoas em 19 vacas solteiras e o resultado foi satisfatório para essa categoria. "Nove emprenharam e as nove pariram, porém dois bezerros morreram logo após o nascimento. Nos meses de junho e julho foi feita IATF em mais 71 vacas, com índices acima de 65 por cento, totalizando 90 vacas inseminadas", destacou Ruas.
O engenheiro agrônomo Cley Oliveira cuida do sistema de pastejo rotacionado de vacas paridas, de bezerros em pé, e de bois da fazenda da dona Odícia, que conta hoje com 900 vacas e 500 bois
Os bastidores do Dia de Campo na Fazenda Três Lagoas, em Cidelândia, serão mostrados neste domingo no programa Conexão Rural.
O programa traz ainda uma reportagem da repórter Sílvia Arantes, da TV PUC de Goiânia, da Universidade Federal de Goiás, sobre a raça Tabapuã, que se destaca pela sua docilidade.
A parte musical do Conexão Rural fica por conta da dupla sertaneja goiana Willian Couto e Adriano e do mestre Martinho da Vila, que interpretará a música "Noite cheia de estrelas", um clássico de Cândido das Neves, que foi sucesso nas vozes de Vicente Celestino, Nelson Gonçalves, Evaldo Braga e tantos outros artistas.
E ainda a música "Malandrinha", de Freire Júnior, do episódio do programa "Todas as Bossas", no grande show "Martinho da Vila, Violão e Cavaco", gravado no Teatro Municipal de Niterói, no Rio de Janeiro. Martinho da Vila canta acompanhado de Gabriel de Aquino, no violão, e Alan Monteiro, no cavaquinho, em um show intimista, parte do projeto "Clássicos do Samba", produzido pela TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Road Show para jornalistas de agro
Meus amigos e amigas do Maranhão, do Pará, de Rondônia e de todo o Brasil, que estão sempre ligados no Conexão Rural pela Rede TV de Parauapebas (PA), pelo portal do jornal O Progresso, de Imperatriz, pelo site O Nortão, de Porto Velho (RO) e pelo you tube e nossas redes sociais, nesta semana eu e o cinegrafista e editor João Pezão Filho estaremos em viagem por Paulo e Minas Gerais, participando de mais um Road Show para Jornalistas de Agronegócio (de 9 a 16 de março), a convite da Texto Comunicação Corporativa, de São Paulo, comandada pelo jornalista Altair Albuquerque. É a quarta vez que o Conexão Rural é convidado para participar deste importante evento do agronegócio em São Paulo e Minas Gerais, que reúne cerca de 25 jornalistas do agro de quase todo o Brasil, incluindo os estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Nos próximos dias estaremos apresentando os bastidores do Road Show 2020.
Comentários