O novo presidente da Fapema, Antônio Luís Amaral Pereira, ao lado das secretárias de Estado Rosane Guerra e Olga Simão

São Luís - A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está agora sob o comando do doutor em Patologia Oral, Antônio Luís Amaral Pereira. O novo presidente da Fundação já ocupou os cargos de Coordenação de Curso, foi diretor do Departamento de Pós Graduação; Diretor do Centro de Ciências Biológicas e atualmente exercia a função de pró-reitor de Extensão na Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Ele foi empossado em um jantar informa em que a ex-presidente da instituição, Rosane Nassar Meireles Guerra, também foi empossada como nova secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec).
A posse dos novos gestores foi prestigiada pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Antônio Raupp, pelo secretário executivo do ministério, Luís Elias, e pelos presidentes do CNPq, Glaucius Oliva; da Capes, Jorge Guimaraes; da Finep, Glauco Arbix; do Conselho Nacional de Secretários de Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena, e das Fundações Estaduais de Pesquisa, Mario Borges, bem como secretários de Ciência e Tecnologia de vários estados brasileiros, presidentes de FAPs, e pela secretária de Estado da Cultura, Olgão Simão, antecessor de Rosane Guerra na pasta de Ciência e Tecnologia.
Rosane Guerra aproveitou a ocasião para fazer uma homenagem à secretária Olga Simão. Ela destacou como ações importantes da sua antecessora o Programa Maranhão Profissional que visa qualificar 400 mil trabalhadores até 2013 e a estruturação de três Parques Tecnológicos - no Centro Histórico de São Luís, em Alcântara e São José de Ribamar.
A nova secretária de Ciência e Tecnologia também foi homenageada e recebeu elogios pela sua atuação durante o período que esteve à frente da pasta. “A competência e experiência da Rosane Guerra a credenciou para assumir agora a Secretaria de Ciência e Tecnologia”, disse Olga Simão, destacando também que a Fapema continuará em boas mãos na responsabilidade do professor Antônio Luís.
O novo presidente da Fapema, disse que vai trabalhar na mesma linha da ex-presidente. “Rosane fez um excelente trabalho na Fapema e queremos continuar esse trabalho visando cada vez mais desenvolver a pesquisa no Estado”, disse. (Elizete Silva)