O Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), está com edital aberto para seleção de bolsistas para atuarem no Programa Aula do Futuro - Etapa 1.
O edital está disponível no site da Fundação, no endereço www.fapema.br. Fapema e Univima são órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior (Sectec).
As inscrições podem ser feitas até o dia 29 deste mês. O objetivo é cadastrar três mil professores para criação de um banco de currículos. Mil deles serão selecionados para atuar como tutores no ensino médio, no âmbito do programa, a partir da concessão de bolsas de extensão e desenvolvimento tecnológico no valor de R$ 580,00.
Os candidatos deverão ter experiência pedagógica ou acadêmica nas disciplinas de Português; Inglês e Espanhol, Matemática, Física, Química e Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Os recursos para execução do programa, de pouco mais de R$ 3 milhões, são oriundos da Univima. Os tutores selecionados vão atuar em várias regiões do Estado
A seleção dos candidatos consistirá na análise curricular e na avaliação do memorial. O processo seletivo será realizado por uma Comissão de Seleção, formada por técnicos das secretarias de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Univima e Fapema.
Programa
O Programa Aula do Futuro foi concebido pela SECTEC em parceria com a UNIVIMA e FAPEMA, como forma de aumentar o desempenho acadêmico e reforçar a formação, no ensino médio, de alunos oriundos de escolas públicas da rede estadual. Visa, também, a contribuir para melhorar o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM, aumentar os índices de aprovação dos egressos de escolas públicas estaduais em Instituições Públicas de Ensino Superior, bem como aumentar a inserção destes estudantes no mercado de trabalho. Todas as ações têm como foco o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconomico do Estado do Maranhão.
Comentários