Por Lúcia Pacheco
Davinópolis - A Fanfarra Municipal de Davinópolis (Famuda) está organizando uma apresentação especial para as mães. A homenagem foi pensada em agradecimento pelo empenho das mães que acompanham os componentes contribuindo na organização. A Famuda foi criada em 1997 e hoje possui cerca de 70 componentes.
Além de incentivo ao desenvolvimento cultural da cidade, a fanfarra exerce uma função social envolvendo os jovens no trabalho musical incentivando ao aperfeiçoamento de cursos voltados para uso de instrumentos de percussão. “Eu gosto de dançar, gosto de cultura e vejo através da banda municipal uma forma de contribuir artisticamente para minha cidade e faço isso me divertindo”, disse Sara Pereira, de 21 anos, há 3 anos na banda organizando a comissão de frente da Famuda.
No Brasil a maioria das bandas e fanfarras desenvolve um trabalho de forma sucateada pela falta de incentivo do poder público, seja estadual ou municipal. Em Davinópolis a realidade não é diferente. A Famuda, por exemplo, está ensaiando sem a presença do sopro, que é uma parte essencial na marcação do ritmo da fanfarra, precisando pagar o sopro de outras bandas para realizar as apresentações.
A regente e coordenadora da Fanfarra Municipal de Davinópolis, Luciene Santos, destaca o potencial da Famuda, que já conquistou o 2º lugar no Festival de Bandas na cidade de Ulianópolis-PA, em 2010. “Os meninos têm vontade de crescer, são esforçados, mas falta o incentivo maior do município para que possamos continuar com esse trabalho”, disse Luciene.
Este ano, a Fanfarra irá completar 15 anos e os seus componentes se orgulham do trabalho que realizam na cidade. Apesar de não contarem com grandes investimentos, lutam para serem os melhores no que fazem.
Davinópolis está localizada a 8 km de Imperatriz. Em 1994 deixa de ser um bairro de Imperatriz para ser cidade através da lei nº 6.191, de 10 de novembro de 1994. A sua história teve início com a ocupação de terras e com as doações do então deputado federal Davi Alves Silva recebendo o nome da cidade como homenagem. Davi foi assassinado em 23 de setembro de 1998 por crime político.
Comentários