São Luís – Durante os quatro dias de Expo Indústria Maranhão, ação realizada pelo Sistema FIEMA, com correalização do Sebrae no Maranhão e Governo do Estado, cerca de 20 mil pessoas puderam conhecer a diversidade da indústria e as ideias inovadoras das empresas maranhenses distribuídas nos 50 estandes instalados no Multicenter Sebrae. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), a expectativa é de que sejam gerados US$ 14,8 milhões em novos negócios a partir dos encontros internacionais realizados durante a exposição. O evento, segundo os organizadores, gerou 500 empregos diretos em São Luís.
Empresas e sindicatos avaliaram a ação de forma positiva por criar oportunidades não só de negócios, mas também por despertar, por meio da disposição de variados produtos e serviços, o interesse da população. “Ampliar a rede de contatos com investidores e informar e discutir com o grande público o trabalho de temas relacionados à indústria foram alguns dos principais objetivos atingidos pela Expo Indústria”, afirmou o superintendente do sistema FIEMA, Albertino Leal.
Para Leal, a Expo Indústria Maranhão é sustentada pelo tripé poder público, academia e empresariado. “É esse tripé que constrói a base da Expo Indústria, que na sua primeira edição atingiu todos os objetivos e em breve terá uma nova edição para fomentar ainda mais novas oportunidades de investimentos e conhecimento”, garantiu o superintendente.
O coordenador do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da FIEMA, José Alberto Aboud, afirmou que a presença dos sindicatos foi marcante, demonstrando a força das categorias trabalhistas. “O envolvimento dos sindicatos foi de 100%. Cada categoria mostrou seus serviços ao grande público, além de eventos paralelos, como o lançamento do Guia Industrial 2015 e da portaria que regulamentou a tiquira e a cachaça as bebidas oficiais do sistema FIEMA”, explicou Aboud.
O estande do Sebrae, um dos maiores da Expo Indústria, realizou mais de 100 atendimentos, abrangendo orientação empresarial com abertura de empresas e elaboração de planos de negócios. “Além de efetuarmos vários atendimentos durante os quatro dias da Expo Indústria, pudemos divulgar a feira do empreendedor que ocorrerá em novembro”, disse Paula Ferreira, coordenadora do estande Sebrae.
O subsecretário de Minas e Energia, Roberto Faria, destacou a importância da articulação governo e FIEMA para realizar eventos como este. “Aqui (na Expo Indústria) o maranhense teve a chance de saber as potencialidades energéticas do Maranhão e formas de racionar este bem tão precioso, que é a energia”.
O estande do SINDIPAM demonstrou todos os processos de fabricação de pães e bolos, numa padaria conceito em parceira com o Sebrae. A coordenadora de Projetos do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria, ITC, Patrícia Marques, disse que participar de eventos como a Expo Indústria permite a divulgação dos modelos de gestão de panificadoras, e desperta o interesse de quem quer abrir empreendimento no ramo. “Aqui podemos oferecer várias orientações do setor e ainda consultoria de melhores preços para a compra de equipamentos”.
A dona de casa Luciana Pereira visitou dois dias a Expo Indústria para se apropriar de conhecimentos relacionados à abertura de empresas. “Estou tendo a oportunidade de saber as particularidades que envolvem a abertura de empresas, pois quero abrir meu próprio negócio no ramo da beleza”.
Arenas temáticas – Mais de 500 pessoas, entre empresários do setor industrial, estudantes de escolas técnicas e de universidades, colaboradores e a comunidade em geral puderam acompanhar nos quatros dias de debates na área temática realizada no estande do Sistema FIEMA, montado na Expo Indústrias. Foram oito painéis econômicos e mais de 40 palestras.
Temas referentes ao atual contexto industrial foram debatidos nos painéis econômicos, foram eles: Indústria Competitiva, Indústria da Construção, Educação para a Sustentabilidade, Indústria Inovadora, Novos Negócios, Oportunidade Maranhenses, Novos Mercados e Fator Humano: alicerce para competitividade.
Para o coordenador do Unimercado da FIEMA e mediador da arena temática, Laércio de Sousa Júnior, o resultado do evento como um todo foi muito positivo e superou todas as expectativas. “Estamos muito satisfeitos com esse formato de receber nossos visitantes, nossos parceiros, nossos patrocinadores para a Expo Indústria, porque foi uma forma diferenciada de transferir conhecimento relevante para quem precisa se atualizar sobre a indústria maranhense”, destacou.
Entre os mais de 40 subtemas, foram destacados em cada painel respectivamente: Planejamento estratégico para competitividade nas organizações; A Indústria da construção Civil no Maranhão; Educação e Sustentabilidade: o papel de cada um e de todos para manutenção da vida na terra; Capacitar Empresas para Inovar seus Processos Produtivos – tecnologias da academia para o setor produtivo; Flora Maranhense: fontes de potenciais biofármacos; Interiorização da Educação Superior para o Desenvolvimento Regional; Liderar para Vencer num Mundo sem Fronteiras e Lei de Incentivo à Cultura (noções gerais: finalidade e trâmite), foram alguns deles.
Comentários