Secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, com empresários, autoridades políticas e trade local

Com o objetivo de mobilizar os setores público e privado e a cadeia produtiva do município turístico de Riachão, localizado no sul do Maranhão, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) lançou, o Projeto Expedição Maranhão Único. O lançamento aconteceu no sábado (28).
O lançamento do projeto contou com a presença de autoridades políticas e representantes do Polo Chapada das Mesas, empresários da região, Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Fundação de Apoio a Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcem).
Durante o encontro, o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, destacou a nova política de desenvolvimento do turismo para os próximos 10 anos que, também, inclui os municípios turísticos localizados ao sul do Maranhão. As ações visam o processo de regionalização dos municípios, projetos de promoção e divulgação dos atrativos turísticos da Chapada além da participação efetiva em feiras do setor.
“A Chapada hoje é um dos polos que desponta nos cenários nacional e internacional. Só em janeiro deste ano a estimativa é que pelo menos 70 mil turistas já visitaram a região seja para lazer ou negócios o que significa um crescimento considerável”, explicou Jura Filho.
De acordo com o secretário da Setur, além de uma forte campanha nacional e internacional de promoção do destino, o polo, deve criar, ainda este ano, a chamada Instância de Governança. “As instâncias de governança fazem parte da política de regionalização do Ministério do Turismo que devem favorecer a articulação e o fomento do desenvolvimento de cada região turística”, pontuou.
Para o prefeito de Riachão, Edmar Alves, o encontro técnico serviu para a troca de conhecimento, “tenho certeza que a união entre as esferas governamentais trará não só o incremento do turismo no plo, como o ordenamento do setor para o seu crescimento futuro”, acentuou.
O próximo polo a ser visitado será São Luís que compreende os municípios turísticos de Alcântara, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas, criado em dezembro de 2005, possui uma área de 160 mil hectares que abrange os municípios de Imperatriz, Porto Franco, São João do Paraíso, Estreito, Carolina, Riachão, Balsas e Tasso Fragoso.
O parque ainda está inserido nas metas dos órgãos ambientais em aumentar áreas protegidas do bioma Cerrado.