São Luís - A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Maranhão, desenvolve este mês uma série de atividades para marcar a participação do estado no movimento nacional Outubro Rosa 2012, que alerta para o combate ao câncer de mama. A campanha pela prevenção e diagnóstico precoce da doença, que acomete centenas de mulheres em todo Brasil, terá como ponto inicial a realização de mamografias.
De acordo com a médica Gláucia Mesquita, mastologista da SES, as senhas para as consultas serão distribuídas para o todo este mês, possibilitando a realização do exame no mamógrafo móvel, que estará no pátio da Maternidade Marly Sarney (Avenida Jerônimo de Albuquerque, Cohab).
Será armada ainda uma tenda com enfermeiras treinadas, que farão a triagem de pacientes para serem atendidas pelos mastologistas a partir do dia 15, caso seja necessário.

Movimento

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento ganhou força com a aprovação pelo Congresso Americano da escolha do mês de outubro como mês americano de prevenção do câncer de mama. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a fomentar ações voltadas a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, denominando-as como Outubro Rosa.
Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa.