Acompanhados do técnico de distribuição da Cemar, Walbert Torres, e do líder de alta tensão, Alexandre Adriel, os estudantes dos cursos técnico em eletrotécnica e engenharia elétrica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) visitaram a Subestação (SE) Móvel da Cemar para uma aula prática.
Durante a vivência puderam esclarecer dúvidas, entender como funciona o processo de distribuição de energia e conhecer as funções de todos os equipamentos que fazem parte da SE Móvel. De acordo com Walbert, a experiência enriquece e colabora para a formação dos alunos. “É uma visita muito rica, pois é uma forma deles observarem como a energia consumida no dia a dia foi gerada, rebaixada e transportada. Eles podem observar na prática como funciona esse processo de mudança de tensão”, explica.
Para Elielson Lima, estudante de eletrotécnica, a atividade foi de suma importância para a evolução da turma. Faltando seis meses para concluir o curso, ele conta como esse tipo de ação contribui para sua formação. “Normalmente ficamos muito presos à sala de aula, cálculos e teoria. Então trazer tudo isso para o campo é ótimo pra que a gente possa aperfeiçoar as nossas técnicas e isso colabora para o nosso crescimento profissional”, ressalta.
O professor e coordenador do departamento de eletrônica e automação do IFMA, Watson Robert, também participou da visita. Segundo ele, a aula prática estimulou e ofereceu ainda mais conteúdo para a classe. “Não temos todos os equipamentos que encontramos em subestações ou em indústrias, por isso sempre buscamos o que acontece no mercado para associar com a teoria que é vista em sala de aula”, destaca.

Benefícios

A SE Móvel é montada sobre uma carreta, a energia é transferida para a sua estrutura enquanto as manutenções são realizadas pelas equipes, e os reparos necessários acontecem, sem que haja qualquer necessidade de interromper o fornecimento de energia aos moradores atendidos pela linha de distribuição.
Nesta operação, a ampliação de potência da SE Imperatriz-Centro, esse sistema está beneficiando mais de 13.500 unidades consumidoras, ou seja, mais de 54 mil pessoas no município de Imperatriz, onde não haverá prejuízos e desconforto aos residentes durante as obras.
A Cemar é uma das poucas concessionárias no Brasil a possuir uma Subestação Móvel com capacidade para suprir municípios de até 200 mil habitantes, podendo realizar as manutenções mais complexas e específicas com a garantia da continuidade do fornecimento de energia elétrica. Com um investimento de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) e a SE Móvel dispõe de uma potência instalada de 25MVA, suficiente para realizar ações que demandem esse volume de energia.