Aluna do Curso de Pedagogia fala da importância da oficina

Os estudantes do 7º período do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizaram, na segunda-feira (11), o Seminário "Vivenciando e compartilhando as Práticas de Pedagógicas na rede pública de ensino" e a apresentação do projeto "Alfa e Beto".
Estiveram presentes o assistente do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Carlos Alberto Ximendes; a coordenadora do evento Conceição Bandeira; a representante do Programa "Alfa e Beto" da Unidade Regional de Educação (URE), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Silvia Rocha; o diretor do Curso de Pedagogia, Washington Luís Rocha; a diretora e a supervisora da Unidade Integrada Pedro Álvares de Cabral, Meire d'Alva e Maria de Jesus Santos, respectivamente.
O seminário apresentou as atividades de estágio dos estudantes do Curso de Pedagogia em escolas da rede pública, Unidade Integrada Pedro Álvares Cabral e Arnaldo Ferreira, parceiras da Uema no emprego de alunos como estagiários, visando à complementação da formação dos futuros pedagogos. Ambas as escolas já trabalham com o Programa "Alfa e Beto". O envolvimento dos alunos da Uema nessas unidades de ensino está sendo uma oportunidade de aumentar suas compreensões sobre o fazer pedagógico.
O Programa do Governo Federal "Alfa e Beto" está sendo implementado em redes estaduais e municipais de ensino em todo o país, e se destina à alfabetização de crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental. No Maranhão, 86 escolas já aderiram.
Na oportunidade, a professora Conceição Bandeira destacou a importância da parceria entre a Universidade e as escolas, bem como a relevância do Programa. A professora, também, citou a frase de Paulo Freire,"ler não é só caminhar sobre as palavras, e também não é voar sobre as palavras. Ler é reescrever o que estamos lendo". De acordo com Conceição Bandeira, "a Uema cumpre sua função em relação à comunidade e divulga a todas as licenciaturas do programa".
O professor Carlos Ximendes, por sua vez, enfatizou a grande alegria do Cecen em participar do evento, no qual a Uema observa os frutos do seu trabalho, da relação produtiva dos alunos com a comunidade. Já o professor Washington Luís, afirmou que o Curso se sente lisonjeado em receber mestres que realizam o fazer pedagógico no estado, além de ressaltar a importância de se discutir as lacunas do ensino e prática, para que os alunos possam sair da Universidade com uma postura investigativa e crítica.
A programação do Seminário foi repleta de atividades, como a apresentação musical e a exposição de leitura e interpretação textual dos alunos da Unidade Integrada Pedro Álvares Cabral e as palestras com as gestoras da escola citada, que relataram os benefícios e eficácia do projeto no processo de aprendizagem das crianças. Houve também, apresentações feitas pelos estudantes de Pedagogia. (Alcindo Barros)