SÃO PAULO-SP – Um estudante de ensino médio representará o Maranhão na maior feira de ciências do mundo, a Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair). Com o projeto “Potencial medicinal, composição fitoquímica e identificação de compostos bioativos em extratos do estigma de Zea mays L.”, Matheus dos Santos Passo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Imperatriz, se junta a uma comitiva de 30 estudantes representando 10 estados brasileiros. O grupo é patrocinado pela Intel e expõe seus projetos no evento, que acontece nos Estados Unidos. O projeto maranhense foi selecionado pela FEBRACE, feira associada à Intel ISEF no Brasil.
A edição 2015 da Intel ISEF acontece de 10 a 15 de maio, no David L. Lawrence Convention Center, em Pittsburg, estado da Pensilvânia. A feira reúne mais de 1.600 dos mais promissores e inovadores jovens cientistas do mundo, que apresentam seus projetos independentes de ciências e concorrem a US$ 4 milhões em bolsas de estudos e prêmios. Os vencedores serão anunciados no dia 15 de maio.
“A Intel acredita que a disseminação da cultura científica é estratégica para o desenvolvimento do país. Mais que cientistas, queremos ajudar a formar cidadãos antenados nos desafios sensíveis à vida local. Eles ajudarão a solucionar problemas do seu entorno e outros desafios globais”, afirma Fernanda Sato Gerente de Educação da Intel do Brasil.
A ISEF é realizada desde 1950 e já revelou milhares de projetos inovadores, patentes e cientistas brilhantes para todo o mundo. Desde 1996, a feira conta com o patrocínio da Intel e traz o nome de Intel ISEF - Intel International Science and Engineering Fair. A Intel Brasil já levou mais de 750 jovens à feira.
Finalista FEBRACE
O estudo visa compostos bioativos nos extratos do estigma, conhecidos popularmente como cabelo, barba ou boneca, do milho Zea mays L.(pertencente à família Gramineae/Poaceae, sendo o terceiro cereal mais cultivado do planeta), a partir de suas propriedades químicas e farmacológicas, verificando o seu potencial medicinal. Os resultados apontam para a ação diurética, antioxidante e anti-inflamatória no estigma do milho, tendo também o efeito de vaso dilatação pela ativação da microcirculação, como também a ação anti-inflamatória pela absorção dos metabólitos, identificando o potencial dos estigmas no combate à celulite. Os resultados expostos no projeto confirmam o potencial medicinal da espécie e implicam a possibilidade do desenvolvimento de novos fármacos no futuro, tendo em vista a composição química de Z. mays L., proporcionando tratamentos mais seguros, eficazes e de baixo custo.
Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo. Como referência em responsabilidade corporativa e sustentabilidade, a Intel é pioneira em comercializar microprocessadores fabricados com matéria prima livre de conflito. Mais informações sobre a Intel em http://newsroom.intel.com/community/pt_br e blogs.intel.com. Para saber mais sobre os esforços da Intel para fabricar produtos livre de conflito, acesse conflictfree.intel.com.
Comentários