Estudantes do Colégio Militar Tiradentes conquistaram as maiores notas do Enem entre os alunos da rede estadual

Os colégios Militar Tiradentes, Liceu Maranhense, Thales Ribeiro Gonçalves Dias e José Malaquias - Anexo M. Monteiro alcançaram as maiores notas entre as escolas da rede pública estadual de ensino no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), todas essas escolas, cresceram no ranking nacional e estadual, em relação a 2011.
Com um salto de crescimento de 497,24 em 2011, para 530,77 pontos, em 2012, o colégio Militar Tiradentes alcançou o 1º lugar entre as escolas estaduais, o 5º lugar no ranking de escolas públicas (federal e estadual) e a 17ª posição entre as 215 unidades de ensino maranhenses que participaram do exame.
“Esse resultado é fruto do esforço conjunto de uma equipe de profissionais que vem trabalhando para melhorar o ensino, através de uma série de ações e projetos com o pré-vestibular, que atende alunos da escola e comunidade, e dos docentes que lecionam no colégio militar e fazem um excelente trabalho”, revelou o diretor geral do Colégio Militar Tiradentes, José de Ribamar Costa.
Os dados do Inep apontaram como destaques duas escolas da rede estadual, localizadas no interior do Maranhão: os Centros de Ensino Thales Ribeiro Gonçalves, do município de Caxias, e a Escola Familiar Rural por Alternância M Monteiro, anexo do CE José Malaquias, em Lago do Junco.
Primeiro colocado entre as escolas públicas estaduais do interior do estado, o CE Thales Ribeiro Gonçalves teve um aumento de 28,46 pontos em relação ao ano de 2011 nas provas objetivas da Enem, com a participação de 100% dos alunos.
Para o diretor João Henrique de Sousa, o diferencial da escola é o compromisso de todos com a educação. “Todos os anos nos destacamos, mas, este ano, foi ainda melhor pelo compromisso da equipe pedagógica e dos alunos, que são as chaves dessa conquista”, apontou o gestor caxiense.

Desempenho
A supervisora de Avaliação Educacional Seduc, Vera Lúcia Gonçalves Pires, explicou que as escolas da rede estadual de ensino do Maranhão demonstram avanço na proficiência, o que é o desempenho em aprendizagem. “Nenhuma escola ficou com média abaixo de 400 na escala. Isso é extremamente relevante, pois, a elevação do desempenho das escolas em aprendizagem ocorreu praticamente em todas as escolas que participaram do exame”.

Desempenhos alcançados pelas escolas
Escola Município Média objetiva 2012 Média objetiva 2011 Colégio Militar Tiradentes São Luís 530,77 497,24 Liceu Maranhense São Luís 513,76 507,82 Thales Ribeiro Gonçalves –Sede Caxias 510,43 481,97 José Malaquias - Anexo Efr Por Alternância M Monteiro Lago do Junco 505,83 475,85

Novidade
A divulgação dos resultados obtidos pelas escolas no Enem em 2012 trouxe novidades. O Inep disponibilizou, por escola, o percentual das proficiências dos participantes por área de conhecimento. Portanto, é possível visualizar na escala de proficiência qual o percentual de alunos de determinada escola que alcançou certo desempenho, permitindo às escolas uma análise mais detalhada do resultado.
Outra novidade é o mapa de itens. Ao acessar esse link do sistema, as escolas podem obter a média alcançada na área de conhecimento, além da relação de competências já consolidadas e aquelas que precisam melhorar. Todos esses recursos podem ajudar as escolas na implementação de ações de intervenção pedagógicas necessárias focadas na aprendizagem dos estudantes.
Gestores escolares e professores podem acessar essas informações no portal: www.inep.gov.br, aba Educação Básica.