Secretário Danilo Furtado e a coordenadora Geovana Pontes com alunos da escola Bacelar Portela no estande da Seduc

Alunos do ensino médio integrado à educação profissional das escolas estaduais João Bacelar Portela e Gonçalves Dias, ambas localizadas em São Luís, estão apresentando, durante a II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão, que acontece no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, projetos inovadores, desenvolvidos em atividades práticas de sala de aula.

Em um estante montado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na feira, estudantes do curso técnico em eletromecânica do CE João Bacelar Portela apresentam a criação de um robô que serve para realizar resgates – o robô resgate. A engenharia foi criada pelos próprios alunos e apresentada ano passado na Olimpíada Brasileira de Robótica.
“Ao participar desse evento, temos oportunidade de mostrar mais uma vez nossa criação. Isso demonstra que no Maranhão podemos investir em robótica. O mais importante é que cada aluno, mesmo sendo de escola pública, acreditou em seu potencial”, declarou Gleiciane Santos, do 3º ano do ensino médio, ao apresentar o projeto no estande da Seduc.
Os alunos do curso técnico de Enfermagem do Centro de Ensino Gonçalves Dias também participam da feira aplicando os conhecimentos teóricos de sala de aula. Eles estão oferecendo ao público da feira aferição de pressão arterial, aplicação de insulina, dentre outros serviços na área da enfermagem.
Ao participar da abertura do evento, o secretário de Estado de Educação, Danilo Furtado, destacou a importância das parcerias para a inserção do jovem no mercado de trabalho. “A quantidade e qualidade dos parceiros envolvidos na Feira de Estágio e Emprego é fundamental para que a política educacional de inserção do jovem no mercado de trabalho se estabeleça com êxito no Maranhão”, ressaltou.
Ele também destacou os planos Nacional e Estadual de Educação, aprovados recentemente, e que estabelecem metas e recursos, no caso do Plano Nacional, que irão possibilitar a ampliação do acesso e da oferta de uma educação de qualidade.
A coordenadora do ensino médio integrado à educação profissional, Giovanna Bacelar Pontes, explicou que o Maranhão trabalha no sentido de investir na formação profissional e qualificação dos jovens a fim de prepará-los para o mercado de trabalho.
Através do Programa Maranhão Profissional, 394 escolas em 76 municípios foram beneficiadas com cursos técnicos e de formações inicial e continuada. A oferta dos cursos está baseada nos eixos: controle e processos industriais, desenvolvimento educacional e social e informação e comunicação. Atualmente, os cursos integrados oferecidos são de técnico em edificações, eletromecânica, eletrônica, mecânica e enfermagem.