Subsecretário José Márcio Leite na formatura de técnicos em Hematologia, em São Luís
José Márcio Leite entrega certificado a técnica qualificada em hematologia
Turma de formandos do curso técnico em saúde bucal realizado pela ETSUS em Imperatriz

Mais de 24 mil profissionais de saúde foram formados pela Escola Técnica do SUS “Dra. Maria Nazareth Ramos de Neiva” (ETSUS) nos 217 municípios maranhenses, nos últimos oito anos. A escola é uma instituição pública, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (SES), que oferece cursos de nível médio na área da saúde, formando profissionais que já trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS), porém sem a qualificação necessária.
A diretora da ETSUS, Dayana Dourado de Oliveira Costa, diz que o volume de alunos formados dá a dimensão e a importância do trabalho. “Existe um verdadeiro exército de profissionais da área da saúde no estado, que passaram por nossa Escola e desenvolveram capacidades profissionais por meio de cursos que oferecemos, integrando ensino e serviço, através da pedagogia da problematização. Buscamos formar profissionais reflexivos e qualificados para seu ambiente de trabalho e sua comunidade”, enfatizou.
Como exemplo, ela cita os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que até pouco tempo não tinham um processo formativo institucionalizado que pudesse instrumentalizar sua prática profissional. “Hoje podemos dizer que este quadro no estado do Maranhão não existe mais. A ETSUS até esta data já formou 17.129 agentes comunitário da saúde, na primeira etapa formativa do curso, planejando iniciar a Etapa Formativa II muito em breve”, ressaltou.
O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, enfatiza que a capacitação profissional tem sido uma das prioridades na atual gestão do sistema estadual de saúde. “Garantimos instalações físicas e de equipamentos com alto padrão de qualidade para que nossos profissionais tenham todas as condições de bem atender aos pacientes maranhenses”, declarou.
Além disto, a Escola totaliza ainda 4.275 ACS e 1.460 técnicos e auxiliares em Enfermagem com aperfeiçoamento em Atenção Primária em Saúde; 811 Técnicos e Auxiliares de Enfermagem com Aperfeiçoamento em Maternidade; 135 Técnicos em enfermagem aperfeiçoados em UTI Neonatal; 48 profissionais formados Técnicos em Hemoterapia, 245 Técnicos em Enfermagem e 68 Técnicos em Saúde Bucal. “Temos matriculado em nossa Escola, 21.838 profissionais das mais diversas áreas técnicas em saúde”, completa a coordenadora pedagógica da ETSUS, Luana Karonine Cordeiro Castro Tavares.

Novos cursos

Ela diz que os desafios da Escola continuam quando o processo de ensino-apredizagem é levado para acontecer nos locais de trabalho dos alunos. “Nossas salas de aula se estendem a todas as Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e Hemonúcleos de nosso estado. Nossos docentes são profissionais de nível superior que têm sua prática profissional no Sistema Único de Saúde, selecionados nos municípios onde o curso é oferecido. Assim, nosso aluno não precisa se deslocar grandes distâncias para se formar”, justificou Luana Tavares.
Este ano estão sendo oferecidos para o Maranhão os cursos de Prótese Dentária, Agente de Combate a Endemias, pós-técnicos em UTI Adulto e em UTI neonatal, Capacitação em Saúde do Adulto e do Idoso e, ainda, Capacitação em Saúde da Criança. Todos os cursos são pactuados em espaços colegiados como a CIB (Comissão Intergestores Bipartite), CIR (Comissão Intergestores Regionais) e junto aos gestores municipais. 
Os gestores e profissionais da área da saúde que queiram conhecer melhor Escola e a oferta de cursos para seu município devem ligar para (98)3221-5547 (98)3222-8347 (99)3524-2662 ou ainda se informar pelo email etsusma@saude.ma.gov.br.

Qualificação melhora serviços oferecidos na rede estadual de saúde

Quarenta e oito trabalhadores maranhenses das redes estadual e municipal de saúde concluíram o curso técnico em Hemoterapia, ministrado pela ETSUS, no último mês. O curso tem como objetivo melhorar os fluxos, capacitando às equipes que lidam com o ciclo do sangue, desde a captação até a transfusão.
A técnica de laboratório Maria Roberta Mendes Bittencourt trabalha no banco de sangue da Unidade Mista do São Bernardo. “Sempre trabalhei nesta área e não conhecia todo o processo pelo qual passa o sangue até chegar à transfusão. Este curso foi muito importante porque ajudou a adquirir conhecimentos e implantar nas nossas unidades de origem”, enfatizou.
Valdirene Cristina Matos de Souza é técnica de laboratório e trabalha no banco de sangue do Hospital Materno Infantil. Ela disse que a indicação para este curso foi um presente que recebeu do hospital e que será retribuído com crescimento profissional e maior responsabilidade. “Aprofundamos nosso conhecimento na teoria e agora vamos fazer a parte prática com muito mais segurança para nós e para os pacientes”, completou.
Maria de Jesus Castro é técnica em laboratório e trabalhava na distribuição de sangue no Hemomar. “Tive a oportunidade de conhecer todos os processos e agregar conhecimentos. Estou capacitada para trabalhar desde a área de triagem do paciente até a transfusão de sangue”, assegurou.