Lançado no início deste mês, pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), o Projeto Cine Direitos Humanos nas Escolas está levando às instituições da rede estadual de ensino sessões com filmes que debatam assuntos relacionados à garantia de direitos. O projeto tem parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A temática das primeiras sessões tem em vista o combate à violência sofrida pela mulher no âmbito familiar. O projeto objetiva conscientizar jovens e adolescentes da rede estadual de ensino sobre a garantia e promoção dos Direitos Humanos a partir da exibição de curtas-metragens. O Centro de Ensino Lucia Chaves foi uma das escolas contempladas com a exibição de filmes. Na oportunidade, os alunos do primeiro ano do Ensino Médio assistiram ao documentário “Lei Maria da penha”. O filme aborda a violência doméstica e familiar contra a mulher, retratando o Brasil como país pioneiro na criação de uma lei voltada ao público feminino.
“A ideia do projeto é levar aos alunos a discussão de uma temática que geralmente não está presente na escola, mas está presente na realidade deles, e assim torná-los conscientes e multiplicadores dos Direitos Humanos e, sobretudo no respeito à mulher”, ressaltou Ana Cristina Bayma, supervisora de Promoção e Educação em Direitos Humanos da Sedihc.
Após a sessão, os alunos debatem o tema proposto pelo filme e tiveram suas dúvidas sobre a lei Maria da Penha. A estudante Yasmim Santos Pinheiro (16), falou sobre a importância da discussão para ela. “A discussão vai contribuir para a minha formação como cidadã”, afirmou.
Já o professor Gilson Almeida parabenizou o Governo do Maranhão pelo projeto. “A iniciativa é excelente na criação de pessoas conscientes, e a escola é o local ideal para esse debate e na realização de campanhas educativas para uma educação de respeito e garantia de direitos”, declarou.
Publicado em Regional na Edição Nº 15115
Comentários