A leitura e a escrita são ferramentas fundamentais ao desenvolvimento de várias habilidades, bem como favorecem a apropriação de múltiplos saberes. Como para este desenvolvimento torna-se mister ao educador que oportunize ao educando estratégias que envolvam o ler, o escrever, o ouvir e o falar, fatores essenciais na construção do cidadão globalizado, que seja capaz de observar, pesquisar e agir, deste modo atuando no meio.
Diante deste contexto, a Escola Municipal Paulo Freire está desenvolvendo o projeto “O Mundo Maravilhoso da Leitura”, oportunizando aos educandos da educação infantil ao 9º ano e a educação de jovens e adultos a leitura de livros paradidáticos que serão apresentados no final do bimestre em forma de paródia, poesia, dramatização. Ou seja, incentivando o gosto pela leitura a partir das séries iniciais.
A culminância deste projeto está acontecendo desde o dia 26, obedecendo a uma programação que possibilite a todas as turmas participarem e mostrarem o aprendizado. O objetivo principal do projeto é desenvolver as habilidades de interação oral e escrita em função e a partir do grau de letramento que o aluno traz de seu grupo familiar e cultural, bem como a reflexão ética-cidadã.
O projeto tem ainda como objetivos específicos identificar os diferentes tipos de textos, produzir os diversos tipos de textos, realizar a textualidade e usar a língua escrita em situações discursivas e diversificadas.
Cada turma e série estudou a fundo um livro com temas variados.
Há ainda um capitulo à parte que é da socialização, com apresentação de dramatizações, poesias, parodias, trava-línguas etc., baseando livro paradidático lido no bimestre.
A responsabilidade pelo projeto é dos professores da educação infantil ao 5º ano e dos professores de Língua Portuguesa.
O projeto das autoras, Cleres C. do Nascimento e Izaura Caetano, com a coordenação geral de Marli Oliveira de Sousa, se estenderá até o dia 30 (segunda-feira), durante todo o dia.
Publicado em Regional na Edição Nº 14389
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