Em 2010 o Projeto de Educação Ambiental voltado para a coleta seletiva de resíduos, estimulou a escola a cultivar em seus alunos mudanças de comportamento. Uma prova disso é a continuação do projeto em 2011, onde mais uma vez a diretora Aleí Franco abriu as portas da escola para continuar a parceria em Educação Ambiental, projeto este, ainda desenvolvido pela equipe da WW Consultoria. A Escola Municipal Darcy Ribeiro no município de Açailândia, iniciou suas ações do Projeto de Educação Ambiental em parceria com a VALE.
Os alunos participam do projeto da escola agora visando à mudança de atitudes da comunidade. A escola, por não ter coletores e espaço para armazenamento de resíduos conta com ajuda da professora Maria Aparecida Alves Lima, que disponibiliza um pequeno galpão em sua casa para guardar os resíduos coletados. No mês de junho foi coletada mais de 400 garrafas PET que serão transformadas em vassouras ecológicas, em oficinas ministrada pela WW Consultoria, empresa contratada pela Vale para conduzir o projeto.
As ações não param por aí, no mesmo período, alunos na disciplina de ciências visitaram o brejo da Sikel acompanhadas das professoras Luciana, Concebida e Elizabete para saber da importância da água limpa e sua preservação. Os alunos também iniciaram suas pesquisas na Subestação de Açailândia para conhecer como é o processo de distribuição de energia e consumo para que possam evitar seu desperdício. Os alunos foram incentivados pelo projeto da Vale a fazer a reciclagem de papel, e esse ano a escola acumulou 20 kilos de papel, e gerou 180 tipos de papel reciclado, que normalmente utiliza cola, mas segundo a professora Francisca que também esteve na coordenação do projeto em 2010, “a cola terminou e continuaram a fabricar o papel com o grude, e o resultado foi ainda melhor”. A professora Francisca também iniciou uma oficina artesanal com latas de refrigerantes e cervejas, com os alunos da noite. Foram utilizadas mais de 80 latas, que foram transformadas em paliteiros e enfeites de casas. A professora Elizabete que também está na coordenação do projeto em 2011, fala que haverá passeata dos alunos na comunidade para incentivar a coleta de resíduos, para que a escola ajude na capacitação dos moradores do Pequiá junto com a Vale a destinar o resíduo de suas residências de forma sustentável
Publicado em Regional na Edição Nº 14154
Comentários