Com o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade e despertar a curiosidade das crianças, a Casa Escola dei Bambini elaborou o projeto Cientista Mirim. Entre as iniciativas adotadas está a criação da personagem Tia EureKa, uma ‘cientista maluca’ que desenvolve atividades pedagógicas voltadas para o ensino da Ciência e Tecnologia. Caracterizada, a bióloga Luciene Santana e idealizadora do projeto, percorre quase diariamente as salas da instituição divulgando os mais diversos tipos de saberes de forma lúdica.
Segundo ela, a ideia surgiu no intuito de contribuir para o desenvolvimento dos alunos, promover o processo de socialização e de descoberta dos fenômenos da natureza, mesclando o ato de brincar com o de aprender e ensinar. Assim, eles sentem prazer em estar na escola. Na sexta-feira (15), por exemplo, começou a ser trabalhada a atividade “O Macro e Micro mundo do Aedes aegypti”, vetor transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya. As crianças identificaram o principal vetor responsável por estas doenças como se fossem verdadeiros cientistas. No final, elas irão produzir um jogo pedagógico que retrata o ciclo da doença no homem e sua prevenção.
O tema foi escolhido baseado no conteúdo programático da disciplina de Ciências (metamorfose nos animais) e em decorrência do período chuvoso, momento em que o mosquito transmissor da doença se prolifera com maior facilidade. A Tia EureKa irá apresentar para as crianças todas as fases de desenvolvimento do inseto e as medidas de combate, trabalhando tanto a parte da responsabilidade social e coletiva quanto a biologia do vetor.
As atividades do projeto Cientista Mirim possuem caráter interdisciplinar e são desenvolvidas de acordo com o conteúdo curricular de cada série. Outro exemplo de ação que está sendo desenvolvida para os alunos do 3º ano é “Meu Primeiro Atlas do Ecossistema Brasileiro”, em que os alunos vão reproduzir os Ecossistemas Brasileiros e, em seguida, participarão de um jogo de perguntas e respostas em que é montado um percurso com várias casas. A cada resposta certa, a criança avança. Vence quem chega primeiro na linha final. O objetivo é avaliar, de forma lúdica, o conteúdo repassado.