Um total de 239.714 estudantes do Maranhão foi atendido nos anos de 2013 e 2014, por meio do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). O programa tem a finalidade de apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico.

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.
A adesão ao Ensino Médio Inovador é realizada por meio das Secretarias de Educação Estaduais e Distrital. No Maranhão 418 escolas já aderiram ao Programa. Ao desenvolverem o projeto as escolas de Ensino Médio recebem apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.
Além do programa Ensino Médio Inovador, também faz parte das estratégias do Ministério da Educação (MEC) para ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral para escolas públicas, o Programa Mais Educação. No Maranhão o programa atende cerca de 20.282, alunos. Destes 10.685 estudantes são de São Luís de 78 escolas da capital.
No total 164 escolas já aderiram ao programa, sendo que destas, 34 escolas são da educação indígena. Vale ressaltar que as escolas interessadas em participar do Programa Mais Educação tem até o dia 04  de agosto deste ano para aderirem ao projeto. (Rociléa Dourado)