Uma informação básica, como desligar as lâmpadas de cômodos em que ninguém está utilizando, faz toda a diferença nas comunidades. A cidade de São Francisco do Brejão foi uma das primeiras do sul do Estado a receber em janeiro a visita de colaboradores da Cemar, na Escola Municipal Tobias Barreto, para uma manhã de muito aprendizado e troca de informações.
Temas como economia de energia foram bastante discutidos pela comunidade, e uma das observações feitas foi que durante o período de férias e com a chegada de mais pessoas nas residências a conta de energia elétrica aumentou.
Veronice Pereira, assistente social, do Centro de Referência Social - CRAS, reforçou o apoio de atividades com essa temática. “É importantíssimo esse momento para informar a comunidade, e falar sobre economia. É bom que venham mais vezes, inclusive para atendermos à zona rural”, completou.
Para amenizar o impacto na hora de pagar a conta, os colaboradores repassaram dicas como: pintar as paredes de branco para aumentar a visibilidade da luz, abrir as janelas e aproveitar a luz do sol, acompanhar o consumo no medidor para verificar em que momento a família alterou a rotina, identificando assim pontos que possam aumentar o consumo da casa, e claro, tomar medidas para evitá-los.
José Lopes, morador há 31 anos do município, também aprovou as orientações. “Quando a Cemar vem aqui é importante, porque ela dá o conhecimento ao povo, o povo tem o interesse para melhorar, isso é muito bom”, disse.
Ao longo das próximas semanas, outras ações serão realizadas nas cidades de Imperatriz, Itinga, Governador Edison Lobão, Grajaú, Açailândia e Buriticupu. As atividades visam fortalecer a relação entre a Companhia e o consumidor, com a intenção de esclarecer dúvidas e orientar a comunidade sobre o uso correto da energia elétrica. (Assessoria de Imprensa da Cemar)
Publicado em Regional na Edição Nº 15516
Comentários