O secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, destacou a programação do evento

Com uma vasta programação, incluindo oficinas e discussões sobre temas essenciais para o setor, o Encontro de Turismo do Maranhão será realizado nesta quinta (29) e na sexta-feira (30), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. Entre os convidados, profissionais com reconhecimento nacional e internacional. A abertura está programada para as 9h.
“O Encontro tem uma programação abrangente. Vamos debater as políticas públicas para a área, os horizontes a serem trilhados, e assuntos da vida prática dos profissionais”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho.
Entre os temas das palestras, na primeira manhã do evento, estão: “Ferramentas de gestão pública do turismo”, a ser ministrado pela especialista Jussara Rocha;  e “Turismo de Base Comunitária: Experiências e Oportunidades”, que será apresentado pela especialista Ana Gabriela Fontoura. No período da tarde será debatido “Cancelamento, falências e indenizações em sua agência de viagens... o que fazer?”, com apresentação do mestre Marcelo Oliveira; além da realização de cinco oficinas, entre as quais, “Roteirização”, “Instância de governança” e “Elaboração de projetos turísticos e captação de recursos”.
O segundo dia da programação será dedicado às oficinas. Entre os assuntos a serem tratados, pela manhã, o “Desenvolvimento da Comunidade Local: os negócios locais inclusos na cadeia produtiva do turismo”, “Gestão de Pessoas: o propulsor da inovação”, “Recreare: Mediações e Práticas do Lazer” e “Tecnologia e Informação no Turismo: Novas Oportunidades de Negócios”.
No período da tarde, serão enfocados assuntos como “A construção de produtos turísticos criativos: alternativas para os polos turísticos”, “Ecoturismo e Turismo de Aventura”, “Roteirização do Turismo Étnico”, “Qualidade no Atendimento” e “Turismo Sustentável e Infância”.
Mesas-redondas estão programadas para encerrar as programações dos dois dias. Nas atrações culturais, o Grupo Instrumental Pixinguinha se apresenta, na quinta-feira (29), e a banda Raiz Tribal, na sexta-feira (30), sempre no encerramento de cada dia do encontro.

Estrutura
A expectativa é que cerca de mil pessoas participem dos dois dias de atividades. Para recebê-los, foi instalada uma estrutura especial no Centro de Convenções. São sete salas preparadas para as oficinas e um auditório, onde acontecerão as palestras (com capacidade para 400 pessoas).
Haverá ainda um espaço especialmente montado para a apresentação do projeto “Semente Digital”, desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). No local, será disponibilizada uma viagem, em formato 3D, ao Centro Histórico de São Luís.
“O visitante poderá experimentar um passeio virtual aos pontos turísticos do Centro Histórico. Estamos motivando, dessa forma, os profissionais e acadêmicos para a valorização patrimonial do conjunto arquitetônico de São Luís”, declarou o secretário Jura Filho. Também haverá espaço interativo com totens de serviço e um Quiz serão atrações para o público.
Em outro ambiente, por meio de duas telas touch, o visitante poderá conhecer os principais atrativos turísticos do Maranhão, incluindo manifestações culturais, ecoturismo e turismo de aventura. Também, serão disponibilizadas sugestões de roteiro de viagem, calendário de eventos e informações úteis.
O Encontro abre espaço para um público especial. São 280 estudantes das seguintes escolas: Adventista, Unidade Integrada Santa Tereza, Colégios Universitário, Militar e do Corpo de Bombeiros que participaram de atividades.

Mais informações
O interessado pode obter mais informações sobre o Encontro no site do evento ”www.encontro deturismoma. com.br). Para inscrições, o interessado só poderá fazer de forma presencial antes da abertura do evento, já que o prazo finalizou no último dia 27.